A VILA DO SEU MADRUGA ( O Livro)

A VILA DO SEU MADRUGA

(Livro de Anesio Silva)

Seu Madruga não morreu, pelo menos para mim, pois em minha imaginação ele vive.

E na minha imaginação, ele que morava na vila do Seu Barriga e jamais pagou o aluguel,agora vai sentir na pele o que sentia o seu antigo senhorio.

E La estão todos eles, o Chaves, o professor Girafales, D Florinda,o Inhonho, o Quico e a Chiquinha. Ah o seu Barriga que não se sabe porque cargas d’aguas entregou a vila para o Seu Madruga.

Ah ,mais o melhor vocês não sabem...

D Florinda se cansou de apenas receber flores e servir café ao professor,mudou de idéia e agora esta namorando o Seu Madruga, afinal ele agora não e mais gentalha , tem muito dinheiro e e o dono da vila.

Imaginem vocês o Seu Madruga, agora de cabelo penteado,vestindo um terno de ultima moda e... usando óculos...

Em fim, a Chiquinha agora brevemente tera um irmão, o Quico.

O Chaves e outro que também mudou de vida, em fim ele encontrou o seu pai, que era um nobre.

O nosso Chaves e filho de uma relação extra conjugal do tal nobre.

O Seu Barriga era o único que sabia o segredo,pois recebia o aluguel através de um cheque que o tal nobre lhe enviava todo mês e o Chaves apesar de se vestir daquele jeito e fingir morar naquele barril, morava realmente na casa n 8 da vila e jamais passou fome e comia muitos sanduíches de presunto.

O professor Girafales passou a lecionar em uma outra vila, mas não deixou de lecionar para os seus antigos alunos.

Mas afinal, o que aconteceu com o seu Barriga ? O que vocês não sabem e que ele se aposentou e vive de rendas, e agora foi ao encontro da sua esposa que vive viajando, pois ela sim, e muito rica e levou junto o Inhonho.

Mas a vila tem um poder especial e nenhum deles consegue ficar em outro lugar e de vez em quando aparecem.

Na casa do Seu Madruga, agora e a D Florinda que o visita diariamente, sempre acompanhada do seu tesouro, o Quico, que vive brigando com a Chiquinha e o Seu madruga fica quase louco com isso.

Enquanto isso, o Chaves esta descansando La no oito, jogando vídeo game e devorando uma bandeja de sanduíches de presunto.

O Quico continua o mesmo, cada vez mais burro, so que agora não pode mais fazer inveja ao Chaves.

A vila do seu Madruga recebeu dois novos moradores, o Binindito Goronante e o Carlin Fumo.

O Binindito Goronante trouxe a mulher, a Zefa, os dois filhos, o Ze e o Pedrin, o Ze tem 12 anos e o Pedrin tem 7. Alem do mais, veio também a cunhada, a Maria Cumbaca.

A mudança chegou naquele dia chuvoso e os meninos , o Chaves, o Quico e o Inhonho, com toda aquela gordura, foram ajudar a descarregar o caminhão que trouxe a mudança La de Lima Duarte, onde ele morava.

O Chaves e o Quico já estavam brigando e foi ai que La se foi a cristaleira.

O Binindito ficou uma fera:

-Para ca briga sus mulequi, oceis vai caba cum us meu movi uai ?

- Moço, deixa eu ajudar, so um pouquinho SIIIIIIIIIM ? Falou o Quico sacudindo o novo visinho.

Seu Madruga vem dar as boas vindas aos novos inquilinos:

Sejam bem vindos, vocês vão gostar da minha vila.

Tumara , respondeu o Binindito Goronante, a nois veio pur cãs di que co cumpadi Ze Gaiada, meu cunterrano La di Lima Duarti diss qui aqui nesta vila era bao di si mora,

Antão a nois tamo chegano.

Os meninos ajudaram a descarregar a mudança e pouco depois estavam brincando La no pátio da vila.

Brincando ou brigando? Bem La estavam eles, o Chaves, a Chiquinha,o Inhonho, o Ze e o Pedrin.

Binindito Goronante chegou logo no dia da festa da boa vizinhança e logo, todos iam conhecer o sanfoneiro Binindito Goronante.

A vila estava toda enfeitada, afinal era epoca de festa, A festa da boa vizinhança.

Seu Madruga atuava como Mestre de cerimonia sempre ao lado da futura noiva, a D Florinda, que o ajudava .

Neste momento, ele anunciava a proxima atraçao, o sanfoneiro,que ia animar a festa:

_Senhoas e senhores, Ladies end gentlemans, com voces,o Senhor Binindito Goronante, o maior sanfoneiro da regiao.

-Obrigadu meus cumpanheros, nois vai tocar esta sunfona inte u sor raia i a minha muie, a Zefa vai canta proceis iscuta .

Ela cantava im todas festança la na minha terra im Lima Duarti.

O baile começou e Seu Barriga agora dançava com a esposa e o Seu Madruga com a noiva, a D Florinda, que tambem estava bem diferente da D Florinda que nos conheciamos :

Vestida com uma capa escarlate,e os cabelos lisos por meio de muitas chapinhas, ela dançava uma valsa com o Seu Madruga.

A Chiquinha, fazia de tudo para que o Chaves dançasse com ela, mas o garoto estava de olho na mesa repleta de sanduiches de presunto.

O Quico e o Inhonho,corriam um atras do outro e acabaram por derrubar a mesa, onde estavam os comes e bebes.

A sanfona comia solta e D Zefa cantava com uma voz esganissada,algumas musicas sertanejas, ate que chegou a hora do leilao, onde algumas prendas foram apresentadas.

Seu Barriga fazia as vezes de leiloeiro e anunciava:

_Quem da mais por este galo polones que veio diretamente da Italia ?

O professor Girafales acabou por arrematar o tal do galo Polones e estava feliz da vida.

O Mestre de cerimonia anunciava la no palanque, outra atraçao, um dueto com os meninos,a Chiquinha e o Chaves.

_Bravo, gritou o Seu Madruga, vai fundo minha filha.

D Florinda reclama:

_Menos querido, depois e a vez do Quico e ele ja disse que vai recitar uma poesia.

Terminada a apresentaçao da Chiquinha e do Chaves,chegou em fim a vez do Quico, que foi recebido no palco, sob o aplauso da sua mae.

Ele começou a recitar:

-Mamae querida, nesta noite... e ele foi interrompido pelo Chaves que disse:

-Quando e que a gente vai comer...

A festa estava ja no final e logo cada um se dirigiu a sua casa e tudo voltou ao normal,na vila do Seu Madruga.

No dia seguinte , apareceu um novo inquilino,o Carlin Fumo que estava querendo montar um escritório de advocacia ali na vila.

Carlin Fumeo e um advogado recem formado, que estava em busca de sua clientela, não que aquela gente ali precizasse de seus serviços, mas era um bom lugar pra iniciar o seu trabalho.

Seu madruga foi então o seu primeiro cliente, pois queria refazer os contratos com os seus inquilinos.

Carlin Fumo, este meu amigo de infância e grande incentivador das minhas historias,não poderia de maneira nenhuma ficar fora deste livro.

Alem do mais, ele e muito engraçado e sai com cada uma...

Enquanto ainda eu convalescia de uma operação que fiz no coração, ele veio me visitar e durante a nossa conversa, falávamos a respeito do Jorge, um amigo comum.

Ele me disse o seguinte:

-Voce esta enganado, o Jorge morreu há muito tempo...

_O que e isso Carlin, não e possível, pois ele esteve aqui em casa ontem...

-Ah nao, foi o Joao Gandaia o seu irmão que me deu a noticia La no campo do Flamenguinho...

Acontece que o Jorge tinha estado comigo na tarde anterior.

Os outros vizinhos e ate o pessoal da minha família que estavam presentes confirmaram a visita do Jorge, mais ninguém conseguiu convencer o Carlin Fumo

ANESIO SILVA
Enviado por ANESIO SILVA em 15/08/2018
Código do texto: T6419794
Classificação de conteúdo: seguro