Entrevista para A Tribuna sobre o novo Ensino Médio
ANÁLISE NOVO ENSINO MÉDIO
A proposta que está sendo implantada a partir deste ano e vai até 2021 tem alguns desafios fundamentais, especialmente a implantação do ensino integral em todas as escolas. Isso permite retirar os alunos das ruas e mantê-los ocupados nas escolas. Espera-se assim superar o alto índice de evasão escolar.
Ao mesmo tempo, a implantação da BNCC do Ensino Médio implica na formação dos professores. Sem essa preparação, a proposta aprovada não sairá do papel. Junto à formação, há que se cuidar para que o corpo docente tenha dedicação exclusiva, permitindo aos alunos o contato permanente com os mestres.
Há que se captar profissionais de excelente qualidade. Como? A profissão de professor será atrativa na medida em que o docente tiver valorização em termos salariais e plano de carreira. Isso fará com que ele possa se envolver em todos os projetos da escola integral.
E finalizando, a gestão da educação deve estar nas mãos de pessoas competentes. Não deveria ser cargo político ou que atenda aos interesses político-partidários. A gestão deveria se enquadrar na política pública de educação, e assim manter a continuidade dos projetos e dos processos.