E a Confreira Zaciss me responde, e encanto e graça não esconde...

PERGUNTAS PARA A CONFREIRA ZACISS

A vacina chega ou chega de vacina?

Penso que a vacina chegará a conta- gotas . As Políticas Públicas e a gestão da Pandemia não miram a vacinação.

Incomoda-me a celebração pelos vacinados. Vacina é direito de todo cidadão. Mas...a igualdade perdeu-se no atalho.

Qual a magia que mais a encanta enquanto no Recanto?

No Recanto... encanta- me a magia da Liberdade. O prolongado e sofrido a-pagão no Amapá não a faz desconfiar de atos

de pura cristofobia? Atribuo aos atos espúrios, neste País sem rumo, a cristofobia... a negação da Pandemia, apagão, Jacarezinho, gestão da Amazônia, madeiras nobres passeando pelos USA, queimadas no Pantanal, perseguição aos indígenas, fome, desemprego, quatorze milhões de brasileiros na linha da miséria, a desconstrução da Educação, o radicalismo, o preconceito, a misoginia...e todos os outros e muitos atos de perversidade vistos a olho nu.

Qual o seu gênero favorito para composição... e para leitura?

Sou Educadora. Gosto da Política, Sociologia, Antropologia, Filosofia... assim, me delicio lendo e escrevendo poemas sociais.

Lavrinhas deve sua origem e seu nome a quê? Os lavrinhenses tem

proposta de nome alternativo?

Nos registros oficiais ... Lavrinhas recebeu esse nome em homenagem às pequenas lavras de ouro encontradas na foz dos afluentes do Rio Paraíba do Sul. Na minha observação da História, contada na oralidade, Lavrinhas nasceu do descaminho do ouro. Carregadores do nobre metal desviavam da rota na Estrada Real, em Passa Quatro MG, limítrofe com Lavrinhas, desciam a Serra da Mantiqueira por uma trilha. Assim...não pagavam o quinto no Posto de recolhimento do imposto na descida da Serra, rumo a Paraty. Por esse trajeto clandestino seguiam para o Rio de Janeiro. Assim nasceu Pinheiros, o Distrito. Mais tarde, Pinheiros perdeu o Status de Município para o novo povoado que surgia ao lado, no ciclo do café, junto à Estrada de Ferro Pedro II: Lavrinhas .Lavrinhas abraçou Pinheiros e tornou-se a Sede do Município. Os habitantes da terra são envaidecidos com a lenda das lavras. Lavrinhas faz sentido.

Sabia que entre dezenas de milhares de escritores, temos cerca de meia dúzia deles que são milionários de leituras, Saberia nomear algum... ou alguma?

Quem lê é um milionário da leitura. Quem escreve deixa um legado milionário. Grandes escritores fizeram ou fazem fortunas com as escritas, mas o que importa é a contribuição para a formação do pensamento. Jorge Amado é um dos Escritores mais lidos no mundo, muito valorizado na Rússia. Precisa ser mais conhecido no nosso País.

Cora Coralina e Manoel de Barros... meus preferidos. Minha Cartilha... ”Discurso da Servidão Voluntária” – Étienne de La Boétie

De maduro cair ou de imaturo já... ir? Qual o seu palpite?

Já...ir tarde demais.

Não deveria ter chegado.

De imaturo...

Já...ir sem demora.

Chega de ais!...

Que nos diz do dito latino Omnes vulnerant, última necat...ou no seu

tempo de ginásio o latim já estava abolido?

Sou do tempo do latim, francês, inglês, solfejos, canto orfeônico, decorar a tabuada, receber o professor em pé na sala de aula... gravata no lugar, saia abaixo do joelho.“...há tempo para todo o propósito...”(Eclesiastes)

De cada dez entrevistas que faço – sem avisar o/a entrevistado/a, recebo não mais que 2 respondentes...está disposta a aumentar essa minha média de sucesso?

o seu sucesso...

é evidente.

quem lê os seus escritos

vira aprendente.

cá estou!...

E quando é a única vez que o sucesso vem antes do trabalho?

O sucesso vem antes do trabalho quando o Amor sorri soberano. Mas... “A palavra Amor anda vazia.

Não tem gente dentro dela.”

Manoel de Barros

Obrigada!

Zaciss – Lavrinhas - SP

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 25/05/2021
Código do texto: T7263544
Classificação de conteúdo: seguro