Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

 

Tania Vidal é professora de língua portuguesa, com especialização em literatura infanto juvenil. Leitora desde a adolescência, sempre acreditou no livro como instrumento de transformação e cidadania. Como professora, teve uma grande preocupação com a formação de leitores, tornando-se assim, contadora de história, como forma de atrair seus alunos para o mundo da fantasia, através da literatura.
Apaixonada pela literatura infantil e juvenil, é autora de quatro livros dedicados à crianças e jovens: A Dupla D2, A Casa da Bruxa, Maricá de Vila a Cidade, e seguindo na mesma linha, Niterói de Vila a Cidade, que acabou de sair da gráfica.
Hoje, afastada das salas de aula, continua sua missão de conquistar novos leitores, contando suas histórias em escolas, feiras literárias, e em todos os lugares onde houver crianças ávidas por aventuras.
“Escrever é a minha forma de me comunicar com o mundo. A leitura tem o poder de nos tirar da realidade e de nos remeter, nos transportar para mundos diferentes e imaginários.”
Boa leitura!
 
Escritora Tania Vidal, é um prazer contarmos com a sua participação na revista Divulga Escritor. Conte-nos, o que a motivou a escrever textos com foco no público infantil?
Tania Vidal - Primeiramente sou professora de língua portuguesa e leitora desde a adolescência. No final dos anos 1990, voltei à universidade para fazer pós graduação em literatura infanto juvenil.  Me apaixonei de tal forma por ela, que passei a incluir a leitura de um pequeno livro, ou de uma fábula, no início de cada aula. Tempos depois, fui convidada a organizar e administrar a biblioteca da escola onde eu trabalhava. Foi a realização de um sonho.
Mas a inspiração para meu primeiro livro, só aconteceu mesmo, após a aposentadoria, com a convivência e observação de meu gato e minha cadelinha, e a grande amizade entre eles. Nasceu então, A Dupla D2.
 
Apresente-nos os livros publicados
A Dupla D2
Conta a história da amizade e das aventuras de Dora, uma cadelinha da raça shitzut, e do Dudu, um gatinho vira-lata pra lá de esperto, que unidos pela vida, nos mostram que é possível vencer as diferenças de raça e gênero.
 
A Casa da Bruxa
É a versão escrita de uma lenda contada na cidade mineira de Pouso Alto, lá nas montanhas da serra da Mantiqueira. Trata-se da história de duas irmãs gêmeas, que se apaixonam pelo mesmo rapaz. Ele se casa com uma delas, mas logo após o casamento descobre que ela é uma bruxa.Muito desiludido, manda ela embora. Mas, logo depois se casa com a outra irmã. A bruxa fica furiosa, e decide se vingar, jogando feitiços poderosos contra o casal. Uma história divertida, com um final super diferente.
 
Maricá de Vila a Cidade
Neste livro eu conto a história da fundação do município de Maricá para crianças.
Niterói de Vila a Cidade
Neste livro eu conto a história da fundação do município de Niterói para crianças.
 
O que a inspirou a escrever “A Casa da Bruxa”?
Tania Vidal - Minha inspiração para escrever A Casa da Bruxa, veio da minha sobrinha neta, que gostava muito da história e também de escrever. Eu já havia publicado A dupla D2, e ela ficava me pedindo para escrever a história. Foi ela que me ajudou a lembrar detalhes que eu havia esquecido.
 
O que a inspirou a escrever “A Dupla D2”?
Tania Vidal - A Dupla D2, como eu já contei acima, veio da minha observação das brincadeiras de Dora e Dudu, e da grande amizade que nasceu entre os dois. Eles ainda estão vivos; Dora tem oito anos e Dudu completa nove em junho.  
 
Onde podemos comprar os seus livros?
Tania Vidal - Sou uma escritora independente, produzo, publico e comercializo meus livros. Os interessados podem entrar em contato comigo pelo Zap (21) 998746483, ou pelo facebook e pelo instagran  @taniavidal, que eu envio pelo correio.
 
O que a escrita representa para você? Comente como vem se desenvolvendo a escrita em sua carreira literária, que a levou a ser contadora de história?
Tania Vidal - Escrever é a minha forma de me comunicar com o mundo. A leitura tem o poder de nos tirar da realidade e de nos remeter, nos transportar para mundos diferentes e imaginários. Quanto ao fato de ser contadora de história, como eu citei acima, trabalhei por doze anos na biblioteca da escola onde trabalhava. Lá eu atendia tanto aos pequenos contando histórias e sugerindo livros, quanto aos maiores ajudando nas pesquisas e trabalhos escolares. Atualmente sou convidada a comparecer em escolas para apresentar e contar as histórias dos meus livros. 
 
Quem desejar convida-la como contadora de história para o público infantil, como por exemplo, para aniversários, como fazer? 
Tania Vidal - Pode entrar em contato com comigo através do meu zap. 21 99874-6483.
 
Sabemos que já tem novos projetos literários em andamento. Apresente-nos os seus próximos projetos literários. 
Tania Vidal - Descobri que gosto de história e de pesquisa. Pretendo então dar continuidade a série.... de Vila a Cidade, contando a história de mais municípios fluminenses e valorizando nossas raízes e cultura.
 
Pois bem, estamos chegando ao fim da nossa entrevista. Muito bom conhecer melhor a escritora e contadora de história Tania Vidal. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores? 
Tania Vidal - Os livros não mudam o mundo. Os livros mudam as pessoas. As pessoas mudam o mundo. Mário Quintana.
 
 
Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura
Quer ser entrevistado? Entre em contato com nosso editorial, apresentaremos proposta.
Contato: smccomunicacao@hotmail.com
 
 
 
 

Revista Literária da Lusofonia
Enviado por Revista Literária da Lusofonia em 10/05/2021
Reeditado em 06/03/2023
Código do texto: T7252698
Classificação de conteúdo: seguro