Em destaque “Sussuros da Floresta”

 

Por Shirley Maria Cavalcante (SMC)

 
Clara Formatti nasceu em São Paulo, capital e sempre amou se aventurar em universos fantásticos através da leitura. Cursou audiovisual, porém, o amor pela escrita foi mais forte e em 2020 lançou seu primeiro livro, “Sussurros da Floresta”, a última Sacerdotisa.
 
“Além disso, mostrar através de meus personagens que as pessoas podem sim, se amar e acreditar em si, que elas são suficientes sozinhas e que as vezes terão que se levantar sozinhas é inacreditável.”
 
Boa leitura!
 
Escritora Clara Formatti, é um prazer contarmos com a sua participação na revista Divulga Escritor. Conte-nos, o que a motivou a escrever contos?
Clara Formatti - Primeiramente, agradeço pela oportunidade, é um prazer estar aqui. Quanto aos contos, antigamente não era um tipo que gostava muito de escrever pois, sempre preferi histórias mais longas com mais pontos de vista. Porém, ao participar de concursos e querer expandir meu universo já escrito comecei a amar a escrita de contos.
 
O que mais a atrai nos contos?
Clara Formatti - Acho que o desafio de colocarmos tudo o que imaginamos em um único enredo curto. Você tem que desenvolver e mostrar o personagem em pouco tempo, fazer o leitor se identificar ou se afeiçoar a ele em poucas linhas escritas. Algo complicado para quem está acostumado com romances longos.
 
Em que momento surgiu inspiração para escrever a trilogia “Sussuros da Floresta”
Clara Formatti - Eu sempre amei livros de aventura com mundos e criaturas fantásticas. Sempre quis escrever e comecei com fanfics porém, houve um momento que quis ir além e quis criar meu próprio universo fantástico e assim, nasceu “Sussurros da Floresta”, a história de uma menina que assim como eu, era insegura e teve que ter forças para seguir seu destino.
 
Apresente-nos “Sussuros da Floresta – a última sacerdotisa”
Clara Formatti - Mira é uma menina que sem saber carrega um destino grandioso. No dia em que sua mãe é sequestrada ela parte em uma aventura em encontro a um mundo cheio de magia e beleza. Porém, o inimigo está a espreita e o verdadeiro inimigo não se trata de um homem e sim da propia Morte.
 
Apresente-nos como a trama está dividida em cada volume publicado.
Clara Formatti - No primeiro livro temos o início da jornada de Mira para se encontrar e entender seus poderes. O triste destino da floresta começa a tomar forma e ela inicia essa cura. Porém, ainda há muito pela frente. No segundo livro, temos uma conexão maior com seus poderes e a floresta, a cura começa a ocorrer , mas o inimigo agora está ativo para atrapalhar. No último temos a conclusão dessa jornada e o destino de todos e da floresta, revelados .
 
Quais os principais desafios para escrita do livro?
Clara Formatti - Acho que um dos maiores desafios é escrever uma história tão extensa com diversos personagens totalmente alinhada e sem furos. Além, de não deixar tudo muito previsível ou "fraco" demais. A obra tem que ser indecifrável e bem construída. Com certeza acho um grande trabalho fazer o leitor não  pensar "Eu já esperava por isso".
 
O que mais a atrai na leitura de “Sussuros da Floresta”?
Clara Formatti - Acho que o universo e a descoberta do autoconhecimento, autoconfiança e amor próprio. Eu amo como construí esse universo, cada reino, cada raça e governante e cada costume é algo maravilhoso de criar. Além disso, mostrar através de meus personagens que as pessoas podem sim, se amar e acreditar em si, que elas são suficientes sozinhas e que as vezes terão que se levantar sozinhas é inacreditável.
 
Onde podemos comprar o seu livro?
Clara Formatti - Sussurros está disponível no clube dos autores, livraria cultura, Amazon, americanas, submarino, magazine Luiza e mercado livre. Além, das mídias digitais, Google play e app store.
 
Quais os seus próximos projetos literários?
Clara Formatti - Esse ano está confirmado dois livros de contos, sussurros da magia; contando histórias separadas de personagens de sussurros da floresta e Sociedade Ilusória, um livro de contos que fala de questões delicadas que as vezes escolhemos não ver, claro, colocadas em universos fantásticos. Sussurros da Floresta: A última sacerdotisa, terá uma versão de audiobook em breve. E com certeza Sussurros da Floresta: O Despertar, o segundo volume  que sai até 2022.
 
Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor a escritora Clara Formatti. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?
Clara Formatti - Eu espero que os leitores possam se aventurar pelo meu universo e se apaixonar pelos meus personagens. Que eles se sintam acolhidos e que minhas histórias possam ajudar de alguma forma, nem que seja um pouquinho a mudar um pedacinho da sua vida.
 
 
Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura
Quer ser entrevistado? Entre em contato com nosso editorial, apresentaremos proposta.
Contato: smccomunicacao@hotmail.com
 

Revista Literária da Lusofonia
Enviado por Revista Literária da Lusofonia em 10/05/2021
Reeditado em 06/03/2023
Código do texto: T7252644
Classificação de conteúdo: seguro