ENTREVISTA COM O RECANTISTA - CRISTIAN CANTO: O ESPECIALISTA EM CATIVAR CORAÇÕES

Com o intuito de divulgar excelentes recantistas, criei uma simples entrevista que aborda apenas temas relacionados à escrita. Enviei para meus recantistas favoritos. Todos leio por amor e muito gosto. Após ler a entrevista, sugiro que procure pelo trabalho dos autores entrevistados, pois além de amar seus textos, novos vínculos de leitores poderão nascer a partir desse contato.

Agora falaremos de um amigo que fiz aqui no RL. Surpreendente! Qualquer trabalho dele tem esse ponto chave. Você nunca acerta o final. Independente do que você pense. Ele vai te enganar.

Autor de grande criatividade e versatilidade, onde escreve poemas, contos, letras de músicas (dele mesmo), canta, é músico, cronista, compõe canções, homenagens, haikais, vai do romance ao humor, do terror ao drama cotidiano. De uma escrita limpa, direta, consegue transmitir tudo de um jeito tão real que parece que tudo aquilo aconteceu de verdade. E torce pro Grêmio.

Humildemente ele aceitou fazer parte das entrevistas e (depois de demorar somente 4 meses pra responder) aqui está nosso amigo:

CONHEÇA MAIS SOBRE CRISTIAN CANTO

O ESPECIALISTA EM CATIVAR CORAÇÕES

********************************************************

*QUANDO VOCÊ COMEÇOU A ESCREVER?*

Não lembro exatamente quando comecei a escrever, mas lembro que tentei escrever filmes e peças de teatro. Não sei por que, mas era algo que me chamava atenção. Sem nem saber o que realmente era essa arte, não deu certo, mas tentei. Fiz algumas poesias que dei para minha avó Geni e depois escrevi letras de músicas, isso com 14 anos. Eu tinha uma banda de rock e queria cantar as autorais. Junto com meus amigos, fizemos isso. Quase deu certo e posso dizer que nos divertimos muito com isso.

*POR QUE VOCÊ ESCREVE?*

Eu escrevo porque gosto de ler, sempre digo isso. Minha tia tentou fazer com que começasse mais cedo, os presentes eram sempre livros. Confesso que não dei muito valor, mas hoje tiro o atraso e leio muito. Na minha família existem muitos talentos, Avô e tios escritores, compositores, editores. Meu pai escreve, primo compõe e canta, enfim, tive muito incentivo familiar.

*O QUE VOCÊ ESCREVE?*

Na verdade, escrevo de tudo um pouco e depois de entrar no Recanto da Letras, percebi que a escrita é muito ampla e estou tentando aprender e melhorar. Escrevo primeiramente para mim, é como uma terapia, e depois, gosto quando as pessoas leem e comentam. Independentemente de serem elogios ou críticas.

*COMO VOCÊ ESCREVE?*

Depende como e onde estou, quando estou com tempo e não tenho um computador, uso o celular. Geralmente escrevo a história em poucos minutos, claro, depois organizo, melhoro, corrijo, mas o esqueleto fica praticamente pronto. Aproveito a ideia quase que imediatamente. As letras de música, normalmente escrevo de uma vez só.

*POR QUE VOCÊ ESCREVE O QUE ESCREVE?*

Na adolescência eu queria vender histórias, escrever como profissão, mas o tempo passou e não levei a frente. As coisas mudam com o passar dos anos, principalmente as responsabilidades, a escrita virou diversão. Ainda publicarei algo, porém, penso em trabalhar com escolas, incentivar a leitura, principalmente de livros físicos. Essa tradição não pode morrer.

*O QUE VOCÊ PRETENDE ESCREVENDO?*

Pretendo me divertir, relaxar, fazer amigos, que mesmo que distantes dividem esse amor pela escrita. Esses últimos anos conheci tanta gente legal (Inclusive um tal de Leandro Severo) que fazem com que eu tente melhorar, escrever coisas que possam impactar as pessoas, sendo terror sangrento ou poesia de amor.

(Obs do entrevistador: Mentira, gente. Ele ainda não me conhece. Sou um alien que faz experiência com tatus)

*SE INSPIRA EM ALGUM(A) AUTOR(A)?*

Já li tanta coisa, e no meu ponto de vista, tudo me trouxe alguma experiência e aprendizagem, frequento feiras e compro livros de autores que não conheço e é algo que gosto de incentivar, há muitos escritores desconhecidos que merecem mais visibilidade. Gosto muito da forma de escrita e mensagens do autor Augusto Cury. Dentro do terror, Poe, King, Lovecraft, Thomas Cook e as produções de Hitchcock.

*QUAL SEU PIOR TEXTO E POR QUÊ?*

O que eu menos gosto é Aquário, escrevi em 10 minutos para participar do CLTS 10. Foi minha participação, não tinha experiência. Eu escrevo para me divertir, não para competir, mas mesmo depois das críticas (que foram muitas), não mexi em nada, deixei como era.

*PODERIA DIZER DE CABEÇA QUAL O SEU TOP 5 TEXTOS AUTORAIS?*

Amanha real

Em nome de um deus que não é o seu

Os anjos pregaram uma peça

Corra! Porque se eu te pegar

Além da curva

*NA SUA OPINIÃO, QUAL O SEU MELHOR TEXTO E POR QUÊ?*

Eu gosto muito de Amanhã Real. Comecei tentando escrever um terror, depois fui para um suspense e mistério. Um conto simples e curto, mas fiquei muito feliz de saber que alguns pontos emocionaram quem o leu. Ficou marcado.

*SE VOCÊ PUDESSE OPTAR EM VIVER SÓ DO QUE ESCREVE, VOCÊ OPTARIA? POR QUE?*

Com certeza. Seria um dos objetivos concluídos. A questão é que escrevo para aliviar as questões diárias, a pressão me faria um robô, tendo que escrever sob pressão, mas não teria problema de tentar. (Se alguma editora quiser, estou à disposição, kkk).

*TEM ALGUMA PERGUNTA QUE NÃO FOI FEITA E VOCÊ GOSTARIA QUE ELA FOSSE FEITA SOBRE ESSE TEMA?*

Você gosta de ser lido?

Sim, muito. E quem não gosta? Qual a razão em escrever e engavetar? Eu tento ler o máximo possível aqui no Recanto, inclusive, indico o site para todos que conheço. A cultura no Brasil é muito cara, principalmente livros, então, aconselho os meus amigos a procurarem os textos e livros aqui.

*SE VOCÊ PUDESSE DIZER ALGO PARA QUEM QUER ESCREVER, O QUE DIRIA?*

Eu incentivo todo mundo. Se não quiser expor, use como terapia, mas pense bem, as vezes o que é ruim para você, pode ser ótimo para outro. O gosto é subjetivo, então, valorize o que escreve e diga a si mesmo que és o melhor. Muitos autores fizeram sucesso apenas depois de sua morte, alguém acreditou mais em suas capacidade do que eles mesmos. Incentive-se.

LINK PARA TEXTOS DO AUTOR:

https://www.recantodasletras.com.br/autores/cristiancanto

Leandro Severo da Silva
Enviado por Leandro Severo da Silva em 23/12/2020
Código do texto: T7142363
Classificação de conteúdo: seguro