ENTREVISTA COM O RECANTISTA - MENINA DOS RABISCOS (ELAINE MARIA): QUANDO O CORAÇÃO VIRA PALAVRA

AS ENTREVISTAS VOLTAAAARAAAAM

E EU TAMBÉM VOL...

Bom. Quem liga pra mim?

;-;

Zoas. Kkk

Com o intuito de divulgar excelentes recantistas, criei uma simples entrevista que aborda apenas temas relacionados à escrita. Enviei para meus recantistas favoritos. Todos leio por amor e muito gosto. Após ler a entrevista, sugiro que procure pelo trabalho dos autores entrevistados, pois além de amar seus textos, novos vínculos de leitores poderão nascer a partir desse contato.

Dessa vez estou entrevistando uma serva de Deus, sensível e forte, com uma escrita polida, suave, mas ao mesmo tempo intensa. Escreve com a mente e com a alma. Ora mais com um de que com outro; ora com os dois. E em todos seus poemas isso se percebe (principalmente nos finais).É impossível ficar indiferente ao que ela escreve. Posso dizer que (digo sem bajulação) é uma de minhas poetisas favoritas. Por isso ela está aqui e de bom grado aceitou ser entrevistada.

CONHEÇAM MENINA DOS RABISCOS

QUANDO O CORAÇÃO VIRA PALAVRA!

(Ignorem quando ela citar meu nome)

*******************************************************

*QUANDO VOCÊ COMEÇOU A ESCREVER?*

Em 2019 criei meu perfil aqui no recanto e coloquei meu primeiro texto. O recantista, amigo, conselheiro e discipulador Leandro Severo foi o meu incentivador pra isso.

Eu estava passando por crises em várias áreas da minha vida, e nesse período (não lembro se há alguns meses atrás) ele começou a publicar seus textos no recanto e anuncia-los, eu sempre os lia e comentava sobre.

Mas recanto não foi o meu primeiro contato com a escrita expositiva.

Há alguns anos eu escrevia algumas coisas em uma página de uma rede social, mas não foi duradouro e foi uma experiência que "passou batido". Depois, eu comecei a escrever usando meus blocos de anotações (físico e digital) escrevendo letras de músicas e algumas frases que eu ouvia, ou queria dizer para mim, nada estruturado. No início eu escrevia em papeis e jogava eles fora. Na época eu não sabia o que estava fazendo exatamente , mas foi uma forma de jogar meus pensamentos ao vento, ou na lixeira mesmo. Depois comecei a arquiva-los no celular e sempre que possível os lia, é o que faço até hoje.

Agradeço imensamente ao Leandro, ele insistiu nessa iniciativa até eu escrever meus 2 primeiros textos em formato de poema, que foram "Lembra" e "Fato silencioso", desde então ele sempre me acompanha e me ajuda a continuar me desenvolvendo na escrita.

Ele é um ótimo escritor, vocês deveriam o ler, vão por mim.

*POR QUE VOCÊ ESCREVE?*

Eu tenho uma tendência a guardar as coisas dentro de mim, principalmente as coisas ruins, por medo de expor e ser mal compreendida, julgada. Boa parte de nós temos esse medo. Com o tempo eu me acostumei a ser assim, mas as palavras e sentimentos ruins são como pedras que quando guardadas, pesam. E foi em 2018 que elas pesaram como nunca.

Começou então o meu processo: revisar cada uma delas e descarta-las de forma correta. A escrita foi a porta de entrada para esse processo. Com ela eu consegui fazer das pedras mais pesadas e feias, coisas úteis e simbólicas.

*O QUE VOCÊ ESCREVE?*

Escrevo o que sinto, o que ja senti ou algo que alguém já sentiu. O que vejo, vivo e penso também. Tudo o que quero retirar de mim, bom ou ruim (principalmente ruim).

*COMO VOCÊ ESCREVE?*

Como eu escrevo é uma pergunta um tanto relativa, mas vou responder como a entendi.

De primeira instância eu tenho um tipo de "inspiração poética", estranho dizer isso, mas na verdade é uma consciência dos meus sentimentos ou alguma idéia que surgiu na minha mente ali no momento. Anoto tudo, no celular mesmo, arrumado ou bagunçado e esqueço. Depois de um tempo, volto e com meu olhar mais aguçado, organizo, incluo, descarto, é realmente o meu momento. Me sinto realizada quando termino esse processo.

*POR QUE VOCÊ ESCREVE O QUE ESCREVE?*

Porque existem coisas que a fala não me permite expor, ou não sinto abertura para tal, e na escrita eu encontro essa liberdade.

*O QUE VOCÊ PRETENDE ESCREVENDO?*

Não pesar minha mochila da vida. Ser tocada com o que escrevo. É o momento que tenho a percepção do peso das palavras que antes teriam ficado presas em mim.

E... tocar alguém. Posso negar, mas sim, tenho vontade de tocar as pessoas com o que escrevo e estimula-las a escrever também, pois eu sei o bem que isso me fez e sempre que posso, incentivo alguém, mas sei que ainda falta eu trabalhar mais essas vontades.

*SE INSPIRA EM ALGUM(A) AUTOR(A)?*

Eu não leio muito. Gosto, mas é algo que eu ainda me esforço pra fazer. É um costume que antes eu não me importei em ter e nem fui estimulada a tal. Isso é tão ruim, porque hoje parece ser mais difícil.

Mas o que me inspira mesmo é o que sinto, vejo e vivo, as músicas que escuto, todas, principalmente as poéticas, poesias alheias e escritos dos próprios recantistas, já li coisas maravilhosas que abriram minha mente ou acrescentaram muito. (Peço desculpas para aqueles a qual eu não correspondo a leitura e comentários, não é por mal e sim falta de costume e um pouco de esforço)

*QUAL SEU PIOR TEXTO E POR QUÊ?*

Não sei dizer. Pra mim tudo o que escrevo é bom. Posso não achar bom hoje, mas depois de um tempo, volto e releio e eu tenho uma nova percepção sabe? Um exemplo é o meu texto "Cuidado Descuidado".

*PODERIA DIZER DE CABEÇA QUAL O SEU TOP 5 TEXTOS AUTORAIS?*

Não. Isso é bem difícil dizer, porque considero todos os meus escritos importantes na mesma proporção. É claro que existem aqueles que te marcam mais, mas de cabeça é não consigo lista-los.

*NA SUA OPINIÃO, QUAL O SEU MELHOR TEXTO E POR QUÊ?*

"Hábito"

Não diria o melhor, mas o mais marcante pra mim. Sempre que o leio eu lembro dos meus medos, os que eu tinha, os que ainda tenho e de como eu tenho deixado de ser aquela pessoa que escreveu tudo aquilo. Através dele eu consigo ver meu crescimento com o passar do tempo e que tenho estado cada vez mais longe desse HÁBITO do aprisionamento. Por isso ele é o meu escolhido hoje.

*SE VOCÊ PUDESSE OPTAR EM VIVER SÓ DO QUE ESCREVE, VOCÊ OPTARIA? POR QUE?*

Não, a escrita é apenas um hobby, a minha intenção inicial, e a que permanece, não envolve fazer dele uma profissão ou "ganha pão". Não que eu não estude, busque correções e dicas (MUITO OBRIGADA LEANDRO), isso é muito importante para nós que escrevemos e aqueles que um dia podem nos ler. Mas viver do que escrevo, hoje, não está nos meus objetivos de vida.

*TEM ALGUMA PERGUNTA QUE NÃO FOI FEITA E VOCÊ GOSTARIA QUE ELA FOSSE FEITA SOBRE ESSE TEMA?*

Porque não escrever sem receio aquilo que tanto te tormenta e tira sua paz?

Suas palavras são válidas. Todas. Alguns jogarão fora, outros criticarão (negativamente ou não), uns guardarão elas e se questionarão, outros pensarão "eu já pensei sobre isso, mas não dessa forma"

Mas o mais importante, você vai liberta-las. E ao fazer isso a gente prova elas. E todas as palavras que não são "reais" do lado de fora, somem, e as reais se tornam mais reais ainda e ficam gravadas.

N sei se faz sentido kkk.

*SE VOCÊ PUDESSE DIZER ALGO PARA QUEM QUER ESCREVER, O QUE DIRIA?*

Escreve. Só... escreve.

Não se preocupa com erros ortográficos ou com o que sua escrita vai se tornar. Escreve bagunçado mesmo. Libera. Aleatório até.

Depois você decide o que quer fazer com tudo.

Se seu objetivo é ser lido, alcançar alguém com suas palavras, leia o que você gosta e tenta reproduzir o mesmo com o que você já tem.

Mas o primeiro passo é ESCREVER.

LINK PARA TEXTOS DA AUTORA:

https://www.recantodasletras.com.br/autores/MeninaDosRabiscos

Leandro Severo da Silva
Enviado por Leandro Severo da Silva em 16/12/2020
Reeditado em 16/12/2020
Código do texto: T7137279
Classificação de conteúdo: seguro