Afonso Guerra-Baião - Um defensor do bem-estar para todos

Afonso Guerra-Baião é professor e escritor. Publicou recentemente, pela Aldrava Letras e Artes, SONETOS DE BEM-DIZER / DE MALDIZER, que pode ser adquirido através da Estante Virtual, da Amazon, ou com o autor pelo Face ou Instagram.

Em sua opinião, o que é cultura de paz?

A cultura de paz é uma proposta de vida cada vez mais necessária para nossa sociedade, carentes que estamos de práticas individuais e coletivas da não violência, da tolerância, da inclusão, do diálogo, da empatia.

Como podemos difundir de forma coerente a paz neste vasto campo de transformação mental, intelectual e filosófica?

Podemos, através de gestos e posturas, individual e coletivamente, contribuir para a consolidação de uma cultura de paz e fraternidade em nossa sociedade. Nesse sentido, educadores, artistas, pensadores, têm um papel fundamental a desempenhar.

Como você descreve a cultura de paz e sua influência ao longo da formação da sociedade brasileira/humanidade?

São muitos os exemplos de práticas exemplares da cultura de paz, mas basta que nos lembremos de São Francisco de Assis, de Ghandi, de Luther King e Chico Mendes para que tenhamos referências riquíssimas que inspirem nossa prática hoje: a ação pacífica contra a violência e a opressão.

A cultura, a educação liberta ou aprisiona os indivíduos?

Tanto a cultura quanto a educação podem ser libertadoras, se focadas nos princípios básicos da autonomia, do diálogo, da liberdade e da consciência crítica.

Comente sobre o espaço digital, destacando sua importância na difusão do despertar da humanidade.

É fundamental que o espaço digital seja usado com criatividade e eficiência pelas pessoas e organizações que se empenham em difundir uma cultura de paz.

Qual mensagem você deixa para a humanidade?

Somos humanos, portanto o normal e razoável é que sejamos defensores dos direitos humanos, dos direitos civis, da inclusão social, do estado de direito e de bem-estar para todos.

Dhiogo J Caetano
Enviado por Dhiogo J Caetano em 14/11/2020
Código do texto: T7111502
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.