Atilio Bari - A busca pelo aperfeiçoamento do ser humano

Opinando e Transformando

Nome: Atilio Bari

Breve biografia: Produtor e apresentador do programa “Persona em Foco” e da série “Novela - 65 Anos de Emoções (TV Cultura). Ator, dramaturgo, escritor, produtor cultural. Fundador do Grupo Theatralha & Cia., criado em 1987, com o qual produziu 20 espetáculos teatrais. Ganhador do Prêmio Apetesp de 1996 pelo seu trabalho em “Frankenstinho”. Várias indicações ao prêmio Mambembe e em festivais de teatro do interior paulista. Dramaturgo com diversos textos encenados, dentre eles “O Pequeno Imperador” (indicação para o prêmio Mambembe), “Ai Caçarola”, “O Homem que Calculava”. Roteirista, tendo desenvolvido diversas adaptações teatrais para a TV Cultura. Criador dos programas “Agendinha” e “Baú de Histórias”, esse com o grupo Ópera na Mala. Diretor das séries “Antunes Filho em Preto e Branco” e “Grande Teatro em Preto e Branco”, e coidealizador da série “Direções”, todas na TV Cultura. Como escritor, tem oito livros publicados, tendo recebido diversas premiações de literatura.

Em sua opinião, o que é cultura de paz?

A cultura da paz abrange diversos aspectos da vida em sociedade, e deve se manifestar através de incentivos para que as pessoas respeitem as diferenças, os conceitos de liberdade, tolerância, igualdade de gêneros e raças, e principalmente de justiça. E também pela rejeição da violência, em todas as suas formas.

Como podemos difundir de forma coerente a paz neste vasto campo de transformação mental, intelectual e filosófica?

Principalmente através da educação das crianças e jovens, do culto aos bons hábitos e da difusão da leitura e das atividades físicas e mentais positivas.

Como você descreve a cultura de paz e sua influência ao longo da formação da sociedade brasileira/humanidade?

Embora sejamos considerados um povo de índole pacífica, a sociedade brasileira não tem um histórico significativo na questão da cultura de paz. A questão tem surgido com mais força e presença na mídia por conta muito mais do avanço da violência do que pelo reconhecimento da importância do tema em qualquer tempo. Não é um fenômeno especificamente do nosso país - em outras regiões do planeta ocorrem situações semelhantes. A humanidade como um todo deveria se conscientizar de que sem paz nada vale a pena.

A cultura e a educação libertam ou aprisionam os indivíduos?

As melhores formas de libertação de um indivíduo são através do conhecimento, ou seja, da educação em sua maior amplitude (pessoal, social, técnica, profissional) e da cultura, que amplia os horizontes do ser humano e a sua capacidade de entendimento do mundo e das pessoas. Um indivíduo privado de educação e de cultura se torna um prisioneiro pela dificuldade ou incapacidade de um relacionamento positivo com a sociedade.

Comente sobre o espaço digital, destacando sua importância na difusão do despertar da humanidade.

Nunca houve, na história do mundo, tantas ferramentas e tanta facilidade de nos comunicarmos com outras pessoas, de qualquer parte do mundo. O meio digital, através das suas inúmeras plataformas, nos conecta imediatamente e nos permite difundir, trocar, debater ideias. Embora comumente seja mais utilizado para finalidades de entretenimento ou difusão de notícias falsas e de cunho preconceituoso ou violento, o espaço digital pode não apenas responder de maneira positiva a essas manifestações, como também ser um importantíssimo veículo de difusão e discussão de temas que levem ao aperfeiçoamento do ser humano.

Qual mensagem você deixa para a humanidade?

Melhoremos. Deixemos de lado os preconceitos, não nos conformemos com as injustiças, busquemos nos melhorar em termos humanitários, estendamos a mão para quem precisa de uma oportunidade, e ajamos de maneira a construir um amanhã melhor, que é o que esperam de nós os nossos descendentes.

Dhiogo J Caetano
Enviado por Dhiogo J Caetano em 20/10/2020
Código do texto: T7092026
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.