Entrevista: Conheça a Escritora Poetisa e Acadêmica da AGLAC Janne Duarte

Entrevista: Conheça a escritora e poetisa gonçalense Janne Duarte

Na coluna “Entrevista”, a marca Diário da Poesia vai apresentar uma série de entrevistas com artistas de diferentes cantos do mundo. A primeira leva será com os colunistas do PORTAL e do JORNAL DIÁRIO DA POESIA, um meio no qual você, leitor, poderá conhecer aqueles que escrevem para você diariamente. (A ordem das entrevistas será alfabética).

Conheça a escritora e poetisa gonçalense Janne Duarte (colunista do Jornal Diário da Poesia)

Janne Duarte, é professora aposentada do Município de São Gonçalo, especialista em informática educativa, jornalista, cantora, escritora de livros didáticos e poeta. Membro efetivo da Academia Gonçalense de Letras, Artes e Ciências (AGLAC), membro Correspondente da Academia de Letras – Rio Cidade Maravilhosa (ALRCM), e da Associação dos Diplomados da Academia Brasileira de Letras (ADABL). Publicou seis livros, sendo três didáticos, dois de poemas, e em 2018 lançou LAÇOS, seu primeiro livro de Crônicas e reportagens.

Em qual momento da vida você percebeu que tinha gosto pela escrita?

Desde pequena eu gostava de ler e escrever. Inclusive minhas melhores notas na escola sempre foram na disciplina Português. Mais tarde já cursando e atuando no jornalismo acentuou meu interessem pela escrita. Eu posso dizer que escrever é a minha praia.

O que te motiva a escrever? Que tipo de texto gosta de escrever?

A vontade de me expressar através da palavra, do texto, seja qual for o gênero. Pode ser um poema, uma crônica, enfim, a produção do texto faz parte do meu cotidiano, e o que mais gosto é aquele texto que parte de um fato.

Quem é você artista? Quais os sonhos e metas?

Sou alguém que gosta de ler, pesquisar, observar as pessoas, as coisas da vida, de expressar emoções a partir das vivências, lembranças, externando sentimentos de alegria ou de dor. Sonhar para escrever sempre…

Sabemos que já lançou livro, fale-nos um pouco sobre ele e sobre esta experiência.

Tenho carinho por todos os meus livros, mas posso dizer que o mais recente, “LAÇOS”, lançado em 2018, foi um trabalho que reuniu Crônicas e Reportagens de 40 anos, e me reportou a infância, juventude, as redações de jornais onde trabalhei, tendo recebido da maioria dos leitores comentários construtivos. Uma experiência incrível.

O que espera atingir quando alguém lê os seus textos?

O que mais pode esperar um autor quando seu texto toca o coração das pessoas. Isso é tudo!

Planos para o futuro e forma de contato

Escrever sempre.

Janne Duarte (facebook) ou jsjsduarte@yahoo.com.br

https://diariodapoesia.com.br/2019/04/entrevista-conheca-a-escritora-e-poetisa-goncalense-janne-duarte/

AGLAC e Janne Duarte e Diário da Poesia
Enviado por AGLAC em 07/04/2019
Código do texto: T6617643
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.