O ALICERCE HISTÓRICO DE MANIPULAÇÃO DA ELITE BRASILEIRA

O ALICERCE HISTÓRICO DE MANIPULAÇÃO DA ELITE BRASILEIRA

Sobre a Entrevista do Sociólogo Jessé de Souza: https://www.facebook.com/deciolimaoficial/videos/2018568234880381/

Talvez nossa dificuldade de entendimento profundo, de raiz, sobre o que Jessé de Souza está afirmando, seja pelo fato de nós pertencermos a essa classe média manipulada e influenciada por uma elite perversa e extremamente egoísta que, como ele diz, criou a mais insuspeitada das instituições formadoras de opinião que poderíamos imaginar: a USP.

A mesma USP formadora da grande maioria dos professores universitários de ponta, que ensinam também em outras universidades e que, em grande parte, se declaram ideologicamente de esquerda, seja em discurso, seja em ações, porém, não se dando conta que, conforme afirma este grande sociólogo, as forças conservadoras, assim como a corrupção e outras mazelas oriundas duma classe privilegiada de direita, historicamente instalada no Brasil desde sua colonização, não são necessariamente de natureza política, mas essencialmente de mercado, principalmente na contemporaneidade brasileira a partir de 1930, com o advento da administração getulista.

Portanto, a elite elitizada do Brasil tem como lastro a quase totalidade da classe média brasileira, seja de direita, de centro e até de esquerda, enquanto a base da pirâmide social, a esmagadora massa de desvalidos e trabalhadores de baixa renda, por não terem representatividade e força devido as restritas condições de educação e a consequente ignorância de todo o processo de construção de um estado equilibrado e socialmente justo, são massacrados por essa política de exclusão econômica e concentração de renda que remonta há séculos no Brasil.

Marco Antônio Abreu Florentino