ENTREVISTA QUE A POETISA NORMA AP SILVEIRA DO MORAES, FEZ COM O NOBRE POETA FÁBIO BRANDÃO

 



Fábio e Norma
 
1)  N=    Você se tornou muito conhecido e querido pelo seu talento e maneira carismática de ser, no Recanto das Letras. Como e quando começou a escrever e fazer poesias?
 
R= F.B – Gostava de escrever na infância e fazia boas redações, recebia elogio e incentivo dos professores. Tanto que em meados da década de 80, quando estava no ginásio fui escolhido pela turma da escola para fazer parte de um clube literário de crianças e adolescentes. Fizemos uma enquete na época para saber qual escritor de renome representaria o grupo, a votação ficou entre Monteiro Lobato e Vínicius de Morais. No final Monteiro Lobato foi escolhido. Poesias comecei a fazer na fase adulta quando me converti ao evangelho. Meus poemas surgiram da necessidade de falar com Deus. Meu primeiro poema se chama “Agradeço ao Senhor” e foi publicado no “Recanto das Letras” em 0622008 na categoria de ”Orações”. Ele na verdade foi escrito faz uns 15 anos. É um texto extremamente simples por ser o primeiro que fiz, mas tem muita importância por abrir caminho para outros.
 
2)     N= Qual o seu gênero literário preferido, em que área você se sente mais realizado?
 
       R= F.B – Gosto de bons livros, não tenho um estilo literário preferido e acho que isto acaba refletindo nas coisas que escrevo por gostar também de variedades na escolha dos temas e dos estilos. Gosto de escrever bons poemas e de atingir vários publicos, por isto que vou do infantil ao sensual. Acho que todos são importantes porque refletem momentos de nossas vidas. Vivemos várias coisas. Sou um ser infantil porque tive uma infância e guardo ela com muito carinho em meu coração, fui adolescente com todas as indagações e dificuldades que esta fase da vida apresenta. Talvez para mim tenha sido até mais difícil do que para boa parte dos jovens, pois perdi meu pai aos 14 anos no ano de 1988. Comecei a me destacar nos acrósticos, tanto que em 2008 fiz uma homenagem ao dia do trabalhador que resultou em mais de 30.000 leituras só este acróstico. Depois fui me interessando por vários estilos como o soneto, por exemplo. Um dos responsáveis por eu gostar desse estilo é o Jacó Filho, sou fã incondicional dele e do irmão Miguel Jacó. Depois foram surgindo vários estilos. Aprendi até a seguir a regra de alguns, mas sinceramente prefiro a liberdade poética, só procuro não extrapolar muito nessa liberdade. Terminando esta resposta e como disse antes, sou um pouco de cada coisa: Infantil, político, sensual, cidadão e hoje em dia até perdi um pouco da timidez de dizer que sou poeta e escritor. Embora acho que não chego nem aos pés de muitos talentos que estão presente aqui no “Recanto”... Cito alguns desses talentos: Os irmãos Jacós que mencionei acima, você Norma, Roberta Lessaa, Ansilgus, Paulo Miranda, Facuri, Zé Albano e muitos outros que ficaria aqui citando. Todos estes são referências para mim e são geniais.
 
3)   N= Quais seus autores preferidos? Cite alguns livros que ficou marcado em sua leitura, ou seja um livro que recomendaria?
 
       R=F.B – O primeiro livro que li na vida foi “Reinações de Narizinho” de Monteiro Lobato que citei na pergunta anterior. Gostei da “Revolução dos Bichos” de George Orwel que é muito interessante. O autor retrata a fraqueza humana na figura dos animais. Este livro ajudou –me mais na fase adulta embora eu tenha lido na pré adolescência para trabalhos de escola. Li algumas coisas de Machado de Assis como “Helena” , “Dom Casmurro” e “Quincas Borba” e tenho vontade de ler outros dele. Gostei de “Feliz Ano Velho” de Marcelo Rubens Paiva que admiro como escritor, cidadão e me identifico com ele em alguns ideais sociais e políticos e até pelo gosto por mulheres...rsrs...No livro dele que citei agora ele faz referências a atriz Lídia Brondi que foi considera a ninfeta mais gata do Brasil no final dos anos 70 e começo dos anos 80,também achava ela uma tetéia. Hoje não sei como ela está porque abandonou a carreira de atriz e tornou-se psicóloga. Li alguns bons livros, deveria ter lido mais. Mas um que li recentemente é o livro sobre a trajetória da garota paquistanesa  “Malala Yousafazai” o título é este: “Eu Sou Malala, A História da Garota que Defendeu o Direito a Educação e Foi Baleada pelo Talibã”, a história dessa menina é comovente e uma lição para todos nós que temos acesso a tantas facilidades e não damos o devido valor, recomendo esta leitura. Estou com um livro que acredito ser fantástico aqui do meu lado e vou ler em breve, que é o “Caçador de Pipas” de Kaled Hosseini. Agora alguns dos preferidos são: O Marcelo que  já falei dele, João Cabral de Melo Neto, Ariano Suassuna, Adélia Prado, Cora Coralina, Quintana, Drummond....Estes são alguns dos que mais gosto.
 
4)    N=  Qual ou quais escritores gostaria de ter conhecido? E porquê?
 
R=F.B – Marcelo Rubens Paiva, que citei na pergunta anterior é um deles. Alguns não dá mais porque já morreram como Jorge Amado e sua esposa Zélia Gatai. Gostaria de conhecer pessoalmente também esta menina que escreve sobre adolescentes que é Thalita Rebouças, nunca li nada dela, mas já vi algumas entrevistas e simpatizei. Paulo Coelho, tenho vontade de conhecer, embora goste mais dele como compositor do que escritor.Tem também o Luiz Fernando Veríssimo, Elisa Lucinda, Maria Resende que fez um poema divertidíssimo sobre o “Pau Mole”. Daqui do “Recanto das Letras” tenho vontade de conhecer o português Ferreira Estevão, se um dia tiver grana para ir a Portugal dou um jeito de conhecê-lo, engraçado que gosto dele não só como escritor mas como pessoa também, interessante que só o conheço daqui, o Bosco Esmeraldo que também é um querido e tem uma certa semelhança física com meu pai.
 
5)      N= Fale-me de uma obra e música que muito mexeu com a sua alma. Que gênero de música você aprecia ouvir? Um cantor e música que gosta.
 
R=F.B – As obras musicais do Cazuza são impecáveis, embora tenha vivido pouco deixou uma vasta e rica obra musical que é poesia pura. Destaque para “Faz Parte do Meu Show” que é uma melódia romântica, sensual e linda que ele fez em parceria com Renato Ladeira que foi da “Banda Erva Doce” na década de 80. Tenho preferência pelo pop rock nacional, mas gosto de praticamente todos os gêneros musicais. Para se ter uma ideia do meu gosto. Cantoras, por exemplo, aprecio as mais variadas e de vários estilos. Algumas das minhas preferidas são: Dolores Duran, Maria Bethânia, Ivete Sangalo (Única artista que gosto desse movimento de axé),Marina Lima, Rita Lee e citando as mais garotas tem ainda a Pitty, Negra Li e Tiê. A Pitty é sensacional e se destaca entre estes nomes jovens da atualidade na minha opinião. Dos homens já citei Cazuza e falo ainda de Roberto Carlos, Léo Jayme, Tim Maia, Caetano, Gil, Chico, Odair José, Wando que para mim era um mestre do bom gosto erótico e do romantismo...E tem as bandas como Legião Urbana, Ultraje a Rigor(apesar do coxinha do Roger),Kid Abelha(Paula Toller cantando divinamente e continuando gostosa até os dias atuais),tinha a Banda Magazine que fez sucesso no passado e gostava. Dos cantores esqueci de citar acima o Leone que foi do Kid Abelha. E tem cantores de fora também que gosto bastante como Adele, Sinead O’ Connor, Amy Winehouse, Michael Jackson(completo)Bom jovi e bandas como Van Halen, Guns  N Roses e Led Zeppelin. Gosto de músicas cristãs também, mas aquelas bem genuínas de um livro chamado “Cantor Cristão”, do meio gospel conheço pouco, mas tem a Banda Oficina G3 que gosto bastante.
 
 
6)    N=   Um lugar que lhe traga recordações, e que gostaria de voltar, ou talvez até morar se tivesse oportunidade...
 
R=F.B – Um lugar recente que fui foi Santo Antônio do Itambé, que é na região do Serro aqui em Minas. Gostaria de passar os restos de minha vida em lugares como estes que tem muitas cachoeiras onde gosto de tomar banho pelado. Eu a natureza, a natureza e eu. Sem nenhuma relação com a promiscuidade ou pornografia que é a forma como a maioria das pessoas enxergam a nudez. Ficar pelado diante de Deus e das coisas que ele criou para mim não é pecado. Conheci este lugar através do poeta Welinton daqui do “Recanto das Letras”, uma pena que ele não esteja mais tão presente aqui nesse espaço, mas ele tem seus motivos.
 
7)  N=  O que acha da política atual? Como vê o afastamento da Presidenta Dilma?
 
R=B – Uma política de cumpadres de uma elite branca, machista, conservadora e golpista. Temer é um salafrário oportunista, uma cobra que Dilma criou e lhe deu um bote certeiro. O afastamento de Dilma é uma manobra articulada pela direita, pela mídia golpista representada por emissoras de TV, Revistas, jornais, rádios, e aprovada por uma classe média com sentimentos mesquinhos como o ódio e preconceito pela ascensão de uma parcela imensa da sociedade que antes dos governos Lula e Dilma não tinham vez, esta é a verdade. Temos pessoas com acesso a um padrão de vida melhor e com oportunidades mais justas e inclusivas. Muito ainda precisa ser feito, mas caminhamos sim a passos largos e diminuímos um pouco esta imensa injustiça social que ainda persiste nesse país. Como que alguém em sã consciência e com um mínimo de espírito de humanidade e amor ao próximo tem coragem de ir para as ruas para derrubar uma estadista como a Dilma por pura birra? Política é a arte e ciência de governar, necessitamos dela. Mas tendo um Michel Temer prevalecerá a politicagem e o privilégio das minórias como desejam os políticos de direita e a classe média.
 
8)  N= Você acha que o Ex. Presidente Lula como líder popular, tem condições de voltar, ter alguma chance de se reeleger se for candidato?
 
R=B – Lula é carismático e um líder nato com prestígio internacional mesmo tendo um juíz partidário, tendencioso e covarde como Sérgio Moro no seu encalço. Acho que tem chance de se reeleger sim, as pesquisas mostram isto.  E se isto acontecer, a oposição vai ter que engolir.
 
 
9)  N=   Você é também cuidador de idoso. Me fale um pouco desta profissão tão moderna, como é lidar com pessoa idosa com problemas de saúde crônicas? Sua estrutura psicológica, como faz para adquirir a paciência necessária?
 
R=FB – É algo novo em minha vida, comecei em 2013 exercendo a função na prática mesmo. Ainda nem fiz o curso, mas está nos meus planos fazer e conciliar com a função de jornalista que pretendo concluir também na faculdade. Não é fácil lidar, mas achei que foi bom ter pego um senhor de temperamento difícil. Isto nos faz adquirir um imenso aprendizado na vida e entender que vamos ficar velhos, a não ser que a gente morra antes.  O senhor que acompanho tem os remédios que ele deve tomar diariamente e o considero relativamente saudável para os 93 anos que vai fazer em breve. Das doenças crônicas ele possui diabetes, hipertensão e um leve mal de Alzheimer (Se é que se pode dizer assim) devidamente controlado pelo medicamento. Acho que no caso dele o mais difícil de levar é o temperamento mesmo, mas estou aprendendo com a convivência a contornar situações que causem polêmicas. rsrs... A estrutura psicológica vem de ajuda divina mesmo e de meu auto controle já que não sou profissional da área de psicologia. Mas claro que se a gente buscar, vamos encontrar também um pouco de doçura e delicadeza a maneira dele. Imagina quantas coisas alguém nascido no ano de 1923 já viu? Converso com ele sobre a história do país, as coisas que viveu na época de determinados governos, artistas da época e por aí vai. Passei a ficar fã de Dolores Duran e Silvio Caldas por causa dele, isto é muito positivo. 
 
10)   N= Como você vê a educação cultural aqui no Brasil?
R=B – Extremamente pobre e de mal gosto, principalmente na música. Fico horrorizado com os artistas que ganham prêmios de melhor cantor e cantora atualmente. Os atores de novelas e filmes ,por exemplo ,estão valorizando mais o corpinho bonito do que a boa interpretação.
 
11)   Me fale de um sonho que ainda pensa em realizar...
 
R=FB – Não são muitos! Terminar de me formar em letras, fazer jornalismo e ter meu próprio livro de poemas. Já participei duas vezes do “Antologia, Ponto e Vírgula” da Irene Coimbra e vou está presente com dois poemas na Antologia do Ivan Ferreti Machado que será lançada em agosto na bienal. O título dessa publicação é “Colêtanea Poética de 26º Aniversário da Sociedade dos Poetas de Vila Prudente”. Quem sabe também ainda formar uma família com esposa e filhos,? Já passei dos 40,mas acho que ainda é possível. Ainda sei como se faz! rsrs...
Provavelmente não serei avô, mas tenho esperança de pelo menos ser pai.
 
12)  NORMA= Um jogo de respostas
bem rápidas, que aprecio muito ler, muito usado no Jornal Diário de Suzano de minha cidade Suzano. Responda com poucas palavras sem pensar muito...
 
 
13)   A) N=Um lugar...
R= FB =Qualquer lugar em que eu esteja bem comigo mesmo, tem muitos lugares lindos. Acho difícil escolher.

 
14)   B)N= Um cheiro...
R= FB=Cafezinho fresco, pricipalmente pela manhã.


15)   C) N=Um livro...R=
R= FB=A Revolução dos Bichos, de George Orwell


16)   D)N= Um homem...
R= FB=Meu pai, simplesmente por ser o meu pai. Mesmo que não viva mais comigo fisicamente.


17)  E)N= Uma mulher...
R=FB= Minha mãe, o simples fato de me trazer ao mundo a faz a mais especial de todas as mulheres para mim.


18)   F) N=  Um perfume...
R FB= Boticário e Natura


19) G)N= Deus...
R= FB=Razão de toda a existência, é o que me sustenta.


20)   H) N= Natureza...
R=FB= Somos parte dela


21) I) N= A Poesia...
R=FB=  Um jeito mais bonito e também mais consciente de levar a vida

 
22) J) N= Recanto dasLetras...
R= FB= Uma forma de não deixar nossos talentos guardados na gaveta, sou grato ao “Recanto”, ano que vem, se chegar vivo até lá, completarei dez anos de postagens nesse site.

 
23) l) N= Brasil...
R= FB= Meu país que amo, mesmo com todas as dificuldades não puxo sardinha para os outros. O meu Brasil é o mais querido, mais lindo e mais amado mesmo que eu tenha o desejo de conhecer outras nações como Portugal e outros países da Europa e também Israel pelo que ele representa espiritualmente para mim..

 
24)  N=  Política...
R= FB= Sonho um dia que política seja o que é no real sentido da palavra que é a arte de administrar, e não a arte de se fazer conchavos, como é atualmente.

 
25)   N)N=  Um pensamento...
R= FB=Não faça com o outro aquilo que você não gostaria que fizesse com você. Não foi eu quem criou este ditado, mas acho que vale para vida de todo mundo.


26)   O)N=  Família...
R=FB= Na bíblia diz que há amigos mais chegados que um irmão. Tenho alguns poucos que são assim, mas claro que a família biológica é fundamental.


27)   P) N=Amor...
R= FB= O amor ágape é o mais importante, mas o amor eros também é, não sou de ferro. rsrs


28)   Q) N= A paz...
R= FB= Começa com um gesto de boa vontade e tolerância de cada um de nós.

 
 29)   R) N=Religião ...
R=FB= Fundamental quando agrega, destruidora quando divide. Mas ainda prefiro Jesus, que na verdade nunca foi um religioso e sim o Filho de Deus que veio a terra e trouxe boas notícias da possibilidade de uma vida eterna. A escolha é nossa.


30)   S) N= Infância...
R=FB=...Acho que faço parte da última geração que teve alguma coisa parecida com infãncia. Acho que a chegado dos vídeos games e joguinhos eletrônicas na década de 80 começou a atrapalhar um pouco.


31)   T) N=Crianças...
R= FB= Mais sinceras, mais honestas é melhor de lidar do que com os adultos. Que me perdoe quem já é crescido, mas é o que eu penso.

 
 
 ****************************************###************************************
 

FB= Norma: Valeu pela entrevista. Admito que estava meio preocupado em revelar um pouco de mim para as pessoas. Até me surpreendi em ter colocado algumas informações mais pessoais, mas confesso que não doeu nada. rsrs
 

N= Prezado poeta, Fábio Brandão, Muito obrigado pela entrevista concedida aos seus leitores. Agradeço em nome de todos, o Recanto das Letras tem o prazer de conhecer um pouco mais sobre você.

IMAGENS=FACE BOOCK