Entrevista Concedida a Estrela Radiante
Temas: Juventude / Educação / Sexo / Drogas
ER - O que você acha que pode fazer pela nossa juventude?
FB - Acho que posso fazer muitas coisas para a juventude. A primeira coisa é falar que o amor de Deus é transformador e anunciar que só Jesus é o único e suficiente salvador.
Falar de Jesus é o melhor que posso fazer para jovens, crianças, adultos e idosos.
Como a pergunta acima está relacionado aos jovens, o conselho que daria é o que se encontra no livro de Eclesiastes escrito pelo Rei Salomão seria este:
“Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo.” (Eclesiastes,11,9)
ER - Como você encara o uso de drogas pelas pessoas?
FB - Acho que o caos provocado pelas drogas nos tempos atuais é conseqüência da glamorização que se fez do uso primeiro das drogas lícitas através do cinema que se iniciou na década 50 através dos belos homens e mulheres que apareciam fumando e bebendo nas cenas. Depois veio os anos 60 com os festivais de rock que veio a apologia ao consumo de drogas ilícitas que absurdamente tornou-se até uma coisa política e ideológica. Acho que o que seria necessário fazer é a sociedade se mobilizar e cobrar do governo campanhas mais agressivas e que mostrem claramente as conseqüências trágicas que podem trazer para vida de uma pessoa que entra por este caminho que na maioria das vezes não tem volta. Mas o grande problema disso tudo é que não existe um interesse real de nossas autoridades em combater este mal, e nós pessoas mais bem informadas sabemos exatamente quem é que sai lucrando com a desgraça de muitas famílias.
ER - Quando encontra textos sobre assuntos como drogas, sexualidade, pedofilia, AIDS, gravidez na adolescência, você lê ou simplesmente ignora? Por quê?
FB - Depende; primeiro tento avaliar o contexto do que foi escrito. Existe muita demagogia em torno dessas questões polêmicas. A informação é sem duvida a arma mais eficaz para combater todas estas situações. Existem, porém, veículos de comunicação que informam da maneira que sejam mais vantajosas para eles, temos que ter critério com que lemos,assistimos e ouvimos e formamos nossa própria opinião sem sermos influenciados por algum jornalista,roteiro de filme ou novela,artigos de jornais e revista e etc...
ER - Você acha que o relacionamento familiar influencia nas escolhas que fazemos na vida? Explique:
Com certeza. Vou dar uma resposta parecida com a do Aleixenko, porque a meu ver é isto mesmo. Hoje em dia os pais colocam os filhos na escola esperando que o caráter de seus filhos seja moldado pelos professores tentando se livrar da responsabilidade que única e exclusiva deles.
“Educação tem que ser dada em casa, a escola passa conhecimento”. (Aleixenko)
Recomendo aos colegas do “Recanto das Letras” que leiam os textos de:
Aleixenko
Estrela Radiante
Chagaspires