O que é ser Consagrada?

Entrevista da segunda ( Quando fazia faculdade)

Claudia Alves S.S

Ser Consagrada é uma forma diferente de oferecer a vida a Deus

Claudia Alves da Silva Souza, 38, é mais uma pessoa comum se não fosse pelo fato dela ser consagrada.'' Ser consagrada é uma forma diferente de oferecer a vida a Deus''. Ela também foi missionária na África no ano de 2003, onde passou 26 dias. É professora de matemática e Coordenadora de catequese na Paróquia Menino Jesus e São Benedito na cidade de FM. No Sábado a tarde concedeu está entrevista.

Eu - O que é ser consagrada? É o mesmo que se freira?Quanto tempo você é consagrada?

Claudia Santos - Ser consagrada é uma forma diferente de oferecer a vida a Deus, a diferença entre a freira e a consagrada é que a freira mora no convento(comunidade) e tem madre superiora já a consagrada pode morar sozinha,ou com a família,ou ainda com outra consagrada também trabalha em várias profissões para se manter.Há 15 anos sou consagrada.

Eu - Quando você optou por ser consagrada?Como foi essa escolha?

Claudia Santos - Em 1993,depois de três anos de reflexão,participando de encontros vocacional e até de um retiro espiritual.

Eu - Quando você tomou a decisão de ser consagrada qual foi a reação de sua família?

Claudia Santos - Eles não queriam,foram contra,mas com o tempo aceitaram

EU - O que é ser missionária? O que te levou a ser uma ?

Claudia Santos - Ser missionária é se colocar a serviço da evangelização sendo disponível para o irmão e testemunhando Jesus cristo no dia - a - dia onde se está.O desejo de ver o projeto de cristo se realizando com minha humildade e colaboração,isso me faz feliz.

Eu -Em que ano foi missionaria? e durante quanto tempo

Claudia Santos- Em 2003, fui para Moçambique na África,fiquei 26 dias,mas minha caminhada como cristã participante da igreja tem 22 anos dos quais a 15 sou consagrada.

EU você conviveu com outros missionários ?Como foi sua relação com eles?

Claudia Santos - Sim.Com uma consagrada que mora em São Paulo,Mas já morou 9 anos na África onde estive por 26 dias ,foi uma experiência enriquecedora para minha vida.

Eu O que mais te marcou durante a sua estada lá?

Claudia Santos - A alegria daquelas pessoas em meio a tanta pobreza e miséria.

EU - O que você fazia por lá?

Claudia Santos - Fui apenas conhecer e fazer a experiência de me confiar em Deus.

EU- As pessoas te receberam bem? como foi a convivência com elas? Pretende algum dia novamente ser missionária?

Claudia Santos - Muito bem.Não queriam que eu viesse embora.Sim pretendo.

EU- O mundo lembra da Africa pela pobreza e miséria. E você qual imagem não sairá da sua cabeça?

Claudia Santos- As pessoas felizes,com um sorriso sincero.Suas roupas coloridas.

EU - Para fazer essa ''trabalho'' você necessitou deixar seu emprego?

Claudia Santos- Não necessitei deixar o emprego,pois fuium período de férias escolares.

EU - O que diria as pessoas que desejam ser missionárias?

Claudia Santos- Diria que vá em frente,não desanime diantes das dificudades,pois é gratificante um pouco de paz e ajuda para quem ás vezes não tem nada, além de sentir a mão de Deus em nós.

EU -Você aprendeu algo durante essa viagem?

Claudia Santos- Sim,que quando nos abandonamos em Deus,ele cuidade nós.Me motivou a fazer um curso de inglês,pois o aprendizado nunca é demais.

EU - Foi escolha sua ir para a África ou foi um convite da Igreja?

Claudia Santos -Foi um convite de uma amiga consagrada e missionária.

EU -O que você faz na igreja hoje?

Claudia Santos - Sou coordenadora de catequese na Paróquia Menino Jesus e São Benedito.

Claudia Matos
Enviado por Claudia Matos em 25/03/2010
Reeditado em 01/02/2018
Código do texto: T2158666
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.