ENTREVISTA COM O ESCRITOR UGO POR ROMMEL WERNECK
ENTREVISTA COM O ESCRITOR UGO POR ROMMEL WERNECK
Ugo
Idade: 28
Rio de Janeiro – RJ
FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL:
Sou estudante de Engenharia Química (a mais tempo do que eu gostaria). Também trabalho como técnico químico na indústria petrolífera.
O QUE VOCÊ MAIS ESCREVE?
Contos, por enquanto.
E A POESIA?
Não sou adepto. Não me sinto bem preso à métrica e à rima, apesar de admirá-las.
QUANDO VOCÊ COMEÇOU A PRODUÇÃO LITERÁRIA? QUAL FOI SEU PRIMEIRO CONTATO?
Excluindo o lixo produzido no primeiro grau, escrevi o primeiro conto a uns dois anos atrás, para participar de um concurso interno na empresa em que trabalho. Acho que não ficou muito bom, pois não fui escolhido como finalista. Decidi então me preparar melhor para os próximos concursos, então venho escrevendo regularmente a uns seis meses, além de ler muito.
COM QUANTOS ANOS COMEÇOU A ESCREVER? HOUVE FASES LITERÁRIAS EM VOCÊ? FALE UM POUCO SOBRE SUA TRAJETÓRIA
Minha trajetória começou praticamente agora. Sempre li muito, e muito mesmo, mas só agora pus em prática a vontade que sempre tive de escrever. E continuo lendo mais que escrevendo.
QUAIS SÃO AS SUAS INFLUÊNCIAS LITERÁRIAS E NÃO-LITERÁRIAS?
Como decidi me preparar para escrever contos, fui buscar os escritores mais reconhecidos nessa área. Comecei relendo toda a obra de Machado de Assis na dita fase “madura”, além de todos os seus contos que consegui encontrar. Agora estou envolvido completamente na leitura da obra de Tchékhov, que é considerado um dos melhores, se não o melhor, na arte dos contos. Não costumava ler contos, mas agora praticamente só os leio. Quero corrigir o tempo perdido. Já tenho outros contistas consagrados na fila de leitura.
Falarei agora dos livros anteriores à minha febre do conto. Gosto dos livros que me perturbam. Adoro “Crime e Castigo”, do Dostoiéviski. Também gosto muito do Nabokov, do Umberto Eco, do Saramago, de Guimarães Rosa (vou acabar esquecendo de alguém) e do Nelson Rodrigues. Sempre li desde criança, mas o primeiro escritor que me perturbou foi Lewis Carroll, com “Alice no País das Maravilhas” e “Alice través do Espelho”. Obrigado, Carroll!
Minhas influências não-literárias são as ciências exatas. O Renascimento nos libertou no século XVII, mas muitos insistem em viver com a cabeça na Idade Média, ou são induzidos a isso. Precisamos conhecer o mundo sem amarras, sem preconceitos, com os olhos críticos e impiedosos da ciência. Aceitar que somos coadjuvantes num universo que não foi criado pensando em nós. Devemos valorizar esse acaso e aproveitar cada minuto da nossa passagem como humano, pois amanhã seremos terra, pedra, fogo. Aprendi a acreditar no que é mais plausível, e não no que me convém, mas aprendi também a abandonar as certezas que com o tempo deixam de sê-las.
QUAIS SÃO OS SEUS PROJETOS?
Ainda não sei muito bem. Pretendo ter contos suficientes (em qualidade e quantidade) para editar um livro por conta própria. Talvez, quando terminar a faculdade de engenharia, faça outra na área de letras.
E QUAL O TEXTO QUE VOCÊ MAIS GOSTA? OU O Q VC ESTÁ CURTINDO NO MOMENTO?
Estou escrevendo agora um conto de terror, que dividirei em três partes. Espero que os leitores gostem dele. Estou tentando fazer um conto de terror sem clichês, como cemitérios, almas penadas, gato preto, etc.
E QUAL O ESTILO MUSICAL OU ARTÍSTICO QUE MAIS SE RELACIONA OU EQUIVALE A SEUS TEXTOS?
Tenho ouvido muito Blues ultimamente. Gosto da música motivada pelo sofrimento. Fujo do brega romântico, das rimas de amor, flor e dor. Prefiro algo que consiga passar na letra e na música sentimentos como angústia, revolta ou resignação, com texto e melodias bem trabalhados, sem rima forçada, com rima natural. Como exemplos brasileiros cito Lupcínio Rodrigues, principalmente se for na voz de Jamelão. Chico Buarque é incomparável.
HÁ QUANTO TEMPO ESCREVE NO RL?
Quatro meses.
QUAIS ESCRITORES DO SITE VOCÊ INDICA?
Maria Fernandes Shu, Rommel Werneck.
QUAL TEXTO SEU VOCÊ INDICA?
Creio que o público do recanto prefira os contos curtos, então indico “Homem não chora”. Esse conto foi o primeiro que publiquei em livro.
http://www.recantodasletras.com.br/microcontos/1308706
PANORAMA: Entrevista por e-mail em que o escritor falou sobre a sua obra. O prosador apresenta alguns contos minimalistas e outros mais longos, porém não são textos voltados ao cotidiano, aspecto comum entre os prosadores. Também percebe-se uma oscilação entre um clima de dramaticidade e o lirismo. Um autor diferente do convencional e que não apela. Recomendável.
TEXTOS DO ENTREVISTADO UGO
http://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=47014
TEXTOS DO ENTREVISTADOR ROMMEL WERNECK
http://www.recantodasletras.com.br/autores/rommelwerneck
TÓPICO ENTREVISTAS ( Para quem quer ser entrevistado, deseja entrevistar ou simplesmente conhecer as entrevistas)
http://www.recantodasletras.com.br/forum/index.php?topic=4713.30