O engano

O ENGANO

Na minha rápida passagem como professor tenho muitas histórias bucólicas para narrar. Uma delas é quando eu lecionava Língua Portuguesa na cidade de São José da Boa Vista-PR. São José era uma cidade muito pequena e sempre carente de professores. As faculdades ficavam muito longe, e os estudiosos que iam buscar novos conhecimentos fora dali acabavam não mais voltando. Eu muito tímido. Era quase uma estréia, se já não tivesse feito umas substituições e estreado em 1972, no Colégio Miguel Dias. Comecei a conhecer a escola que já estava trabalhando. Escola Estadual “Newton Sampaio”. Fui a uma sala próxima da secretaria e vi uma foto, muito conhecida das campanhas políticas, do deputado Francisco Borsari Neto. Tudo normal, ele fora Secretário de Educação no Estado do Paraná, em 1976, acontece que sob a foto havia a inscrição Newton Sampaio. E todos os que atuaram naquela escola achavam que o Borsari era o Newton Sampaio. Ninguém sabia que Newton Sampaio era um escritor e poeta paranaense de renome e que morreu muito cedo vítima de tuberculose.

Theo Padilha

Theo Padilha
Enviado por Theo Padilha em 04/04/2008
Código do texto: T930438
Classificação de conteúdo: seguro