Quem somos
Dois aspetos fundamentais moldam profundamente o nosso caráter e determinam a forma como navegamos nas complexidades da vida. O primeiro aspeto é a nossa capacidade de demonstrar paciência e compostura em tempos de escassez. Quando nos deparamos com desafios e com recursos limitados – sejam dificuldades financeiras, turbulência emocional ou falta de apoio – esta qualidade reflete a nossa força interior e resiliência. É nestes momentos de dificuldades que revelamos o nosso verdadeiro eu, mostrando a nossa capacidade de suportar as adversidades sem sucumbir ao desespero. A coragem para manter a nossa esperança e determinação durante tempos tão difíceis destaca não só o nosso crescimento pessoal, mas também a nossa vontade de aprender e de nos adaptarmos face às dificuldades.
O segundo aspeto diz respeito ao nosso comportamento e mentalidade quando experimentamos abundância e prosperidade. Estes momentos, sejam eles sob a forma de sucesso financeiro, reconhecimento ou conquistas pessoais, servem como um teste crucial para o nosso carácter. A forma como escolhemos comportar-nos durante estes tempos pode dizer muito sobre a nossa verdadeira natureza. Adotamos um sentido de humildade, reconhecendo o esforço e o apoio que contribuíram para o nosso sucesso? Somos generosos, dispostos a partilhar a nossa fortuna com outros e a elevar aqueles que ainda estão em dificuldades? Ou permitimo-nos tornar-nos arrogantes e malévolos, subestimando as nossas bênçãos e perdendo de vista os valores que nos trouxeram a este ponto?
Na sua essência, estas duas qualidades – a paciência na adversidade e a nossa atitude em tempos de sucesso – pintam, em conjunto, um retrato abrangente de quem somos. São interligadas e dinâmicas, guiando-nos nos nossos relacionamentos e na nossa jornada pela vida. Ao cultivar a resiliência em tempos difíceis e ao praticar a humildade durante os momentos de triunfo, podemos esforçar-nos por nos tornarmos indivíduos de carácter, integridade e compaixão.
©️Maria D Reis
14/11/24
Portugal 🇵🇹