Filosofando
Imaginação
Hoje vou viajar nas letras que compõem a minha imaginação.
Vou usar o alfabeto para dissertar minhas ideias.
Não me preocupo com a ortografia, porque o pensamento é abstrato enquanto não grafado na literatura.
Posso falar da minha história de vida, da politica de então ou da contemporânea acontecida diurtunamente.
Pra isso preciso estar livre do tempo e da limitação das folhas de papel, quiçá um livro, que serão descritas minhas ideias.
Escrever é o exercício de manifestação do pensamento exposta, quer seja um quadro, cartolina, papel ou qualquer modos operante da grafia.
Paciência
Quando a paciência se esgota, nos tornamos ignorantes, frente a dificuldade de enfrentá-la. Ficamos impacientes com o paciente, perdemos a razão da conciliação face a oportunidade de sermos racionais.
Somos racionais na bonança e imbessis na ignorância. É o roto com o rasgado!
Chico Luz
Primata
Primatas e povos originários diferem por serem uns animais, outros homus sapiens. Mas ambos originários da selva, que o estrangeiro o encontra, no seu habitats natural. Por fim, o civiliza, a despeito da alfabetização, catequese, o introduz na sociedade politicamente organizada. Tornando-se estrangeiro de sua própria terra. Geralmente é capturado como força de trabalho, escravizado pela condição de presa, propriedade negociável como mercadoria.
Polaridade
O Ser humano tem dois polos que movem suas vidas. Uma é a VONTADE a outra é a FORÇA. Ambas governam seu livre arbítrio, seu libido, seu senso.
Aquele que não controla sua inclinação para o bem ou para o mal, deve ser tratado como psicopata.
É preciso tratar o extinto de força para governar sua vontade.
Arque
Arque, existência antes, agora e depois de todas as coisas, portanto, antigo, primitivo, existente.
Teto nos lembra cobertura, proteção, resguardo.
Juntando esses conceitos, nos deparamos com arquiteto. E o Grande Arquiteto é o Ser Supremo inominado, que as religiões ousam chamar segundo as suas crenças.
O homem por vezes rompe com o seu contato ideológico, carecendo de uma religação com o seu Arquiteto, surgindo a Religião. Ela pode ser inspiração ou iniciação. A inspiração é iluminada pela crença, pela Fé. Já a iniciática é conferida pela transmissão, Assunção do pensamento. Não há conceito de verdade, ela é uma eterna busca da satisfação, da justiça, da perfeição.
Comuna
Comuna e a menor divisão administrativa de um povo num Município, Estado ou País. Chamada de Gresso. Os que saem de uma Comuna são egressos. Os que se reúnem num determinado objetivo são congresso.
A Oralidade.
A Audição instrui o ouvinte na medida que a oitiva repete o que ouviu. Assim se processa na linguística, na instrução, na confecção, na musica e no instrumento.
A transmissão do conhecimento depende do interesse do ouvinte. A ignorância é a negação existência do saber.
A vivência é a absoluta, incondicional.
Covivencia
Quando a impatia por si só justifica a simpatia, ficamos no estado graça.
Nosso relacionamento utrapassa a razoabilidade social.
Entramos na amabilidade recíproca chamada de ética.
A moral está conivente e no julgamento dos nossos atos, tidos como paradigma.
Somo diferentes dos desiguais. Para sermos exemplo de ídolos aos desfavoráveis.
Chico Luz
Condenado
Ser condenado sem culpa, sem julgamento, a pagar sua dura pena, no silêncio do cárcere, entre paredes e frestas de janela. Alimentado pelas refeições diárias, sem exercício, num processo de engorda alimentar. Eis a rotina de um condenado da saúde, que paga com sua doença, remediado pela medicina a custo particular e governamental, até a falência sucumbido.
A milícia de farda branca que invade o espaço ilimitado, nos vigia, nos mediga e ministra a droga da cura e seus efeitos colaterais aguardando a sanidade de um por vir.
Chico Luz