Série - Estudo da Verdade: 15/10/2024

OBSERVAÇÃO: Antes de iniciar, leia a introdução da série no link abaixo:

Série - Estudo da Verdade: Introdução

 

Para ler as publicações anteriores, clique aqui para listar todas as publicações

 

VERDADE PARA HOJE: Por um estudante de Joel Goldsmith - Comentários ao livro "Deus, a Substância de toda a forma"
"Goldsmith diz que o universo visível é um conceito do Universo Infinito Invisível ( O Universo Real, O Reino de Deus,)
O que quer dizer isso? Significa que o universo visível apenas retrata ou indica algo do Universo Real. 
Por exemplo: imagine que uma fotografia está sendo tirada de uma pessoa. A "imagem" da pessoa na foto não será a "pessoa em si", mas apenas um conceito dela. E que diferença há entre a pessoa real e o conceito dela que surge na foto! A pessoa em si existe em três dimensões, é viva, é livre, é emotiva, se move, se expressa, fala, sorri, e faz mil e uma outras coisas. Por sua vez, na imagem fotográfica a pessoa é reduzida a duas dimensões, não está viva, não se move, não se expressa, não sente, etc.. Ao aparecer na fotografia, inúmeros aspectos da pessoa são "filtrados" e perdidos. Embora não expresse a totalidade da pessoa real, uma fotografia pode ao menos indicar algo sobre ela. Esse é o significado de quando se diz que a fotografia é um "conceito" da pessoa.
Do mesmo modo, o "universo aparente" é apenas um conceito do Universo Real Espiritual. O Universo Espiritual é infinito-dimensional, está acima e além do espaço-e-tempo, é eterno, imutável, unido, total, completo. Por sua vez, o universo conceitual é tridimensional, com espaço-e-tempo, é efêmero, mutável, separado, incompleto. A mente humana é o instrumento que capta a presença do Universo Espiritual e o traduz/reduz para este universo visível. Ao fazer a tradução, um número incalculável de aspectos do Universo Real são filtrados e perdidos. E a mente humana fica restringida a ver e a perceber somente o que existe no universo por ela concebido. Por isso os aspectos maiores do Universo Real ficam invisíveis e parecendo não existir para a mente.
Mas, apesar de o Caminho Infinito fazer menção a "Universo Real" e "universo aparente", isso não significa que existem dois universos (assim como no exemplo da fotografia não existem "duas pessoas"). Este é o ponto que Goldsmith deseja que os estudantes compreendam e assimilem. Somente um deles é que pode ser chamado de Universo, pois é Real. O outro não deve ser chamado e nem tratado por "universo", já que é apenas um conceito. Um conceito não está presente, um conceito não tem substância e não tem realidade. A vida existe no Universo! A substância existe no Universo! O homem existe no Universo! Todos os acontecimentos estão ocorrendo no Universo! Não há ninguém vivendo no universo aparente, que sequer universo é – é apenas um conceito. Não há nada acontecendo no universo conceitual, o qual é desprovido de vida, substância e realidade. Por isso, Goldsmith diz: "Temos dito que Deus é a substância de toda a forma, que Deus é a realidade de toda a forma, a substância e a realidade de todo efeito. 
Estaríamos então a compreender a Deus como sendo a substância do corpo, das árvores, flores, do sol, lua, estrelas e tudo mais que captamos com os sentidos materiais? Não. Este é um universo espiritual. É verdade que Deus é a substância de toda a forma: Deus é a substância de seu corpo e de toda a Criação; mas não se esqueça de que, quando eu o vejo, isto é, quando eu vejo o seu corpo ou quando vejo a árvore ou as flores, eu não estou vendo a Criação de Deus – eu não estou vendo o universo espiritual – eu estou vendo apenas um conceito finito e material dele." Mas para a mente parece haver vida no universo conceitual, e muitos eventos parecem estar ocorrendo nele. Enquanto o praticante se deixar levar pela percepção equivocada da mente humana, sua Atenção ficará "dividida", e ele não poderá focalizar por inteiro o Universo, a Realidade, o Reino de Deus. 
E a meditação ensinada no Caminho Infinito nada mais é do que a pura contemplação do Universo."

 

Esta é a Verdade para este dia. A Verdade que deve ser ponderada sempre que nos lembrarmos de nos colocar em Estado de Concentração, nem que seja por alguns poucos segundos, utilizando a prática de Concentração que está na Introdução da série.

Alguns poucos segundos, mas quantas vezes for possível, ok?

 

Ponderando sobre esta Verdade, o que vem a você?

Observação: No início esta ponderação é feita pelo intelecto, mas com o desdobramento do estudo, será discernida espiritualmente, e o significado escondido será revelado na consciência. Com o segredo revelado, estabelecido na consciência, isto vai se desdobrando na sua experiência.

 

A mim vem, como complemento:

"Continue com o conceito da sua foto e Você.
Rasgue uma foto sua, que é um conceito reduzido de Você. O que acontece com Você? Nada, Você não morre, Você Continua, pois Você é a Vida Real e Verdadeira: Deus
Todos os dias você é apenas uma foto diferente do Você Real, que Existe no Universo Real: Deus
E todos vivem assim. Você se relaciona com conceitos, não com outros Vocês Reais: Deus
"Perdoa-os Pai, são apenas fotos-conceito de si, não sabem o que fazem, não Sabem Quem São: Deus"
Não existe você vivendo, não existe pessoa, não existe este mundo conceito, Só Existe... Deus
E este Só é Tudo! Deus É, D-Eus.
-- 
O que acontece quando a foto-conceito-pessoa consagra O Santo Daime? 
Ela desaparece no nada que ela é, pois ela não é Real, não tem Substância e acredita que tem forma.
Só Deus é a Substância de toda a forma.
O Daime:Deus é a Substância de toda a forma.
O Daime:Deus é Supra-Dimensional, não cabe dentro da foto tridimensional, num conceito tão reduzido de Si Mesmo.
"Esta Casa (A Consciência) não pode servir a dois senhores, pois se agradar a um, desagrada ao outro."
Se apegar a esta foto-conceito e Resistir a Isto é sofrimento, é peia, é limpeza, e se for, que seja. Isto não é sinal de fraqueza, é sinal de coragem! 
Quando o irmão consegue esta Libertação, A Verdadeira Vida toma conta!
O Daime:Deus passa por cima desta foto e Diz: Isto aí Não Sou Eu! Aqui Estou Eu em Verdade! Aproveite, e Me Conheça Como Eu Sou.
O mundo pode dizer que são alucinações, mas Eu Digo, que Sou Eu, Contemplando o Universo Real, tal como Eu O Criei.
Tudo no Universo Real tem Vida, é Vida, pois Eu Sou... Vida. O que o "sentido humano de existência" percebe é apenas uma foto tridimensional da Infinita Dimensionalidade que Eu Sou.
Meus irmãos, Prestem Atenção: Esta foto-conceito vai se apagar com o tempo, daqui três ou quatro gerações suas ninguém nem vai lembrar que ela existiu um dia, e mesmo que lembrarem, serão apenas estórias, foto-conceitos, jamais será a Vida Real: Deus.
Lembre disso quanto tomar o Daime: "Pai, Revela a Ti Mesmo. Sou Teu Filho Amado, O Cristo, mas esqueci como é Sê-Lo."