13 de outubro: Dia Mundial do Escritor

Sinceramente? Eu sequer me lembrava de que hoje era o dia mundial do escritor. Mas o que é necessário para se considerar um escritor? Como vivem? Onde comem? O que fazem? Bem, segundo a Wikipédia, a enciclopédia livre, eis a definição de um escritor:

“Escritor é uma pessoa que utiliza palavras escritas, com várias técnicas e uso de vários estilos, para comunicar ou passar ideias.

Escritores produzem variadas formas de literatura como contos, crônicas, poesia, romances, ensaios, textos jornalísticos, posts em blogues, peças de teatro, histórias em quadrinhos, artigos científicos, entre outros, de forma a atrair o interesse de um determinado público e passar ideias ou informações. Um escritor é alguém hábil em usar a linguagem para expressar ideias que, normalmente, contribuem para ampliar a cultura de uma sociedade.”

Bem... segundo essa descrição, então sim: eu sou um escritor. Escrevo textos nos mais variados gêneros e estilos (até cometi a heresia de criar um novo estilo intitulado “Decrescendo”) e compartilho alguns deles em alguns locais na internet.

Mas acho que o ato de escrever vai muito além das simples definições. Por exemplo: para mim, escrever é uma necessidade. Preciso escrever. Preciso me expressar. Preciso por para fora toda essa imensidão de ideias, pensamentos, Sonhos, Histórias e tudo o mais que não cabe apenas dentro de mim.

Escrevo por que sim. Escrevo por que posso. Escrevo... e por que não? Escrever para mim é honra, dom e privilégio. Escrevendo, eu crio mundos, reescrevo a realidade, reconto histórias e invento personagens. Escrever é uma das coisas mais prazerosas que faço.

Então, parabéns a todos os escritores e escritoras. Parabéns a esses loucos e Sonhadores que dedicam uma parte do seu tempo e da sua vida para dividirem com o mundo as suas criações. É um prazer poder me dizer escritor e fazer parte desse grupo tão especial de pessoas que ousaram ir além de si mesmos e das suas próprias obras.

Denis Correia Ferreira

13/10/2024-12:15

Colegas do Recanto, criei um grupo do whatsapp no qual os escritores poderão conversar, interagir sobre os seus processos criativos e produzir textos em conjunto. A ideia é derrubar fronteiras e barreiras entre nós. Deixem seus contatos pelo meu formulário de contato ou nos comentários (os comentários são moderados e serão apagados a fim de preservar a privacidade de todos). Ideias se alimentam de ideias. Vamos nos alimentar?

Confiram outros textos inéditos de minha autoria:

Zona Literária: https://minhazonaliteraria.blogspot.com

Terra dos Sonhos: https://sonhosdesperto.blogspot.com

Recanto das letras: http://www.recantodasletras.com.br/autores/denis

Luso Poemas (Portugal): https://www.luso-poemas.net/modules/news/index.php?uid=17029

Caso gostem dos meus textos, curtam, comentem e divulguem!!!