Série - Estudo da Verdade: 09/10/2024
OBSERVAÇÃO: Antes de iniciar, leia a introdução da série no link abaixo:
Série - Estudo da Verdade: Introdução
Para ler as publicações anteriores, clique aqui para listar todas as publicações
VERDADE PARA HOJE: - Mateus 7:1~5
"Disse Jesus: Não julguem, para que vocês não sejam julgados.
Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês.
Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho?
Como você pode dizer ao seu irmão: 'Deixe-me tirar o cisco do seu olho', quando há uma viga no seu?
Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão."
Esta é a Verdade para este dia. A Verdade que deve ser ponderada sempre que nos lembrarmos de nos colocar em Estado de Concentração, nem que seja por alguns poucos segundos, utilizando a prática de Concentração que está na Introdução da série.
Alguns poucos segundos, mas quantas vezes for possível, ok?
Ponderando sobre esta Verdade, o que vem a você?
Observação: No início esta ponderação é feita pelo intelecto, mas com o desdobramento do estudo, será discernida espiritualmente, e o significado escondido será revelado na consciência. Com o segredo revelado, estabelecido na consciência, isto vai se desdobrando na sua experiência.
A mim vem:
"Não julgueis segundo a aparência, mas julgai o julgamento justo (João 7:24)"
Pondere sobre isto: Você conhece todos os parâmetros e variáveis para fazer o julgamento justo?
Você Conhece Toda a estória de vida dos seus irmãos?
Você Conhece Todas as emoções, sentimentos e pensamentos dos seus irmãos?
Você Conhece a Agenda de Alma dos seus irmãos?
Se não consegue responder SIM a todas estas perguntas, fique quieto e não julgue pois se o fizer estará julgando segundo as aparências, segundo as suas crenças, que na verdade nem são suas, foram aprendidas geração após geração e as quais raramente você Questiona.
E nesta mesma medida você também será julgado.
O Mestre tinha Conhecimento Divino para responder SIM a todas estas perguntas, mas singelamente disse: "Nem eu tampouco te condeno, vá e não peques mais (João 8:11)"
O julgamento justo é uma faculdade da Alma Cristica.
O julgamento justo não é um julgamento mas uma Observação, uma Libertação.
O julgamento justo não reage aos eventos do mundo e quando reage Ele apenas Observa e Liberta "Nem eu tampouco te condeno, vá e não peques mais (João 8:11)"
No "estado humano de consciência" você está sempre observando a todos, mas raramente consegue Observar sem julgar segundo as aparências, sem passar pelo filtro de "suas" crenças.
Observe que você nunca Observa o que se passa na sua Consciência (o seu Olho), nunca Avalia, nunca Examina, nunca, nunca, nunca... Observa o que se passa no seu próprio Olho.
"Hipócrita" é a melhor definição do julgamento do "estado humano de consciência".
O seu irmão é para você um espelho do seu estado de consciência e também assim é você para o seu irmão.
Todas as mazelas que você enxerga no seu irmão em alguma medida ainda estão em você, pois se assim não fosse você nem as enxergaria.
Se quer ajudar teu irmão a tirar o cisco do olho, seja a tua Consciência uma Transparência para o Cristo, e Ele removerá a viga do teu Olho e depois, o cisco do Olho dos teus irmãos."