A RESPONSABILIDADE É SUA

"O próprio modo como você experiencia a vida - se a vê como doce ou amarga, bela ou feia, agradável ou desagradável - é responsabilidade sua, pois é sua habilidade de responder que determina a natureza da sua experiência" (Sadhguru, no livro "Karma: o guia de um yogi para criar o seu destino", Sextante, 2022, página 156).

Todos os sábios dizem isso, mas a ignorância não consegue compreender. Para muitas pessoas, a minha vida é triste, porque, segundo elas, eu não me divirto. São elas, porém, que precisam do que eu não preciso para me alegrar, pois encontro alegria e felicidade dentro de mim mesmo e na própria vida.

Muitas pessoas têm preguiça de lavar louça, lavar roupa à mão e de fazer comida. Eu, porém, faço tudo isso sendo profundamente feliz e grato à vida. Quando eu era ignorante, não gostava de fazer nada disso. Muitos homens matam a esposa quando descobrem que foram traídos. Outros, porém, são traídos, separam-se e continuam vivendo felizes. Existem homens que se suicidam quando são rejeitados por uma única mulher. Eu fui rejeitado por mais de quarenta mulheres, mas vivo feliz, sem ressentimento ou frustração. Muitas pessoas consideram tolice, vergonhosa ou chata essa constante afirmação que faço. Eu, porém, não sinto nenhum constrangimento nem me sinto inferiorizado por dizer isso, pois sou plenamente feliz.

Por que sou feliz e grato? Porque conheço a vida e os seres humanos. A vida tem sido e continua sendo generosa comigo. Eu vivo na verdade, no amor e no caminho da sabedoria. Existem infinitas maravilhas na vida e dentro do ser humano. A cada dia, eu me encontro com novas maravilhas.

Pastos Bons/MA, 29 de julho de 2022.

Domingos Ivan Barbosa

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 29/07/2022
Código do texto: T7570349
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.