EU NÃO SEI DE NADA! VOCÊ SABE?

Lao-Tsé disse, e ele está certo: "O sábio não discute".

Há muitas crenças. Se o budismo estiver certo, o cristianismo está errado. Se o cristianismo estiver certo, o budismo está errado. Se o taoismo estiver certo, o cristianismo está errado. Se o cristianismo estiver certo, o taoismo está errado. Crer em algo não é saber.

Há muitas religiões. Os cristãos dizem que a Bíblia é a palavra de Deus. Os católicos dizem que a Igreja Católica é a verdadeira Igreja de Cristo, que o catolicismo apostólico romano é a fé verdadeira. O Alcorão diz que o islamismo é a única religião de Deus e que o Alcorão é o único livro deixado por Deus. Dentro do cristianismo, há milhares de igrejas. Por que tantas? Qual é a verdadeira?

Eu já fui católico, seminarista, mas não sei de nada. Tenho duas traduções do Alcorão, várias traduções da Bíblia (católicas e evangélicas, até em inglês), tenho três traduções da Bhagavad Gita, várias traduções do Tao Te Ching (até em inglês), várias traduções do I Ching, tenho Upanisadas, os Analectos, duas traduções do Dhammapada, tenho o Cânone Pali, O Caminho Infinito, além de muitas outras obras religiosas. Tenho mais de uma estante apenas com obras filosóficas, além de outras estantes com livros das mais diversas áreas do conhecimento, mas não sei de nada. Só sei que o certo é pensar bem, sentir bem, desejar o bem a todos, não desejar o mal a ninguém, fazer somente o bem, evitar todo ou qualquer mal, não fazer mal a ninguém, não desejar o mal a ninguém e ser feliz aqui e agora: e, para isso, nenhuma crença é necessária, e Deus não tem um filho preferido, nem uma religião específica. Deus não ama mais a mim do que a outra pessoa, nem ama mais outra pessoa do que a mim.

Conheço a História da Humanidade e das religiões. Deus é a Vida. Sendo assim, Ele está aqui e agora: dentro de mim e dentro de você. Deus e eu somos um só.

Pastos Bons/MA, 24 de julho de 2022.

Texto produzido e escrito por Domingos Ivan Barbosa.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 24/07/2022
Reeditado em 24/07/2022
Código do texto: T7566718
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.