VERGONHA NA CARA!

"Os cristãos, judeus e muçulmanos acreditam, todos, no mesmo Deus; em certo sentido, são irmãos. Ainda assim, devido ao orgulho, e porque cada uma delas se considera 'a certa', essas religiões causaram mais mortes do que as duas Guerras Mundiais juntas" (Dzongsar Jamyang Khyentse, no livro "O que não faz de você budista").

Não sou budista. Uma diferença fundamental é que o budismo não acredita em Deus, e eu sei, por experiência própria e diária, que tenho um Criador, Guia e Protetor. Eu vejo o Meu Criador, Guia e Protetor na vida e na minha vida. Mas não sou cristão. Muitos cristãos continuam matando seres humanos, e os livros que compro e leio (e os que tenho na cabeceira da minha cama) me ensinaram a ter vergonha na cara e praticar o que leio. Eu amo a sabedoria. Sou amante da sabedoria.

Os livros que compro e leio me mostraram e me mostram todos os erros que eu já cometi. Eles me ensinaram e me ensinam a não culpar ninguém, nem a mim mesmo; a não julgar ninguém, não acusar ninguém, não falar mal de ninguém, não fofocar, não roubar, não furtar, não matar, não mentir, não ser falso, não desejar mal a ninguém, não trair, não fingir, não enganar. Eles me ensinam até a nunca mais discutir nem me irritar com ninguém, não odiar ninguém, não ter ciúme, inveja, ressentimento, ambição, mas amar todos os seres humanos. Eles me deram e me dão apoio para não buscar fama, riqueza, luxo nem poder. Eles me ensinam a ser feliz aqui e agora.

Sou profundamente grato aos sábios da Humanidade. Cito estes: Lao-Tsé, Chuang Tzu, Buda, Sócrates, Epicuro, Epicteto, Sêneca, Marco Aurélio (o imperador-filósofo), Mikhail Naimy, Osho, Krishnamurti, Thich Nhat Hanh, Joel S. Goldsmith.

Pastos Bons/MA, 19 de julho de 2022.

Domingos Ivan Barbosa

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 19/07/2022
Reeditado em 19/07/2022
Código do texto: T7562810
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.