IRRITAÇÃO

"Viver de modo inteligente é viver em meditação... Você se irritou ontem. Também anteontem... Você já se irritou mil e uma vezes - será que não consegue aprender alguma coisa com a repetição? Não pode se comportar de modo inteligente agora? Não consegue enxergar a inutilidade de tudo isso?... Sempre a irritação dissipou a sua energia, o distraiu, lhe criou problemas e não resolveu nada. Se perceber isso, na própria percepção há inteligência. Então, alguém pode insultá-lo, e você não se irrita. Na realidade, em vez de se irritar, sente compaixão pela pessoa, afinal é ela quem está irritada, quem se magoa, sofre" (Osho, em "O Livro Completo da Meditação"). Estando consciente, o homem não se irrita.

O Buda nunca ficava irritado. Estava sempre calmo, sempre sereno, sempre imperturbável.

Não importa quem seja, quando alguém fica irritado, essa pessoa está sendo controlada por aquilo que a irrita ou por quem a irrita.

Eu já fui controlado muitas vezes, e acreditava que estava sendo forte, mas eu estava sendo fraco. Irritação é tolice, é descontrole, é fraqueza, é falta de sabedoria. Quem sabe o que é a vida, sabe como a mente funciona e está consciente não fica irritado, nem se reprime; apenas compreende. Sêneca sugere que nos afastemos de quem deseja nos irritar. Os mais sábios dizem que devemos e podemos apenas observar.

Domingos Ivan Barbosa

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 14/07/2022
Código do texto: T7559606
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.