VERDADES SOBRE A VIDA!
Palavras do Buda: "Amigos, estar perdido em pensamentos é uma das coisas que nos impedem de estabelecer verdadeiro contato com a vida. Enquanto regidos por preocupações, frustrações, ansiedades, raiva, ou inveja, vocês perderão a chance de estabelecerem contato real com todas as maravilhas da vida... Se nos encontrarmos com a vida diretamente, compreenderemos sua natureza interdependente e impermanente. Graças a isso, não mais nos perderemos em desejo, raiva e ânsia. Viveremos em liberdade e liberação" (livro: "Velho Caminho, Nuvens Brancas: seguindo as pegadas do Buda", escrito por Thich Nhat Hanh). O Buda afirmou: "A causa do sofrimento é a ignorância, um modo falso de olhar a realidade". Palavras do Buda: "Quando você dissolve a falsa visão, o sofrimento cessa".
Muito obrigado, ó Vida! Se eu vivesse na ignorância, eu lamentaria e viveria reclamando, triste e deprimido, pois o mundo tem me dirigido preconceitos e julgamento desde a minha infância: por eu ter a pele escura e dois dentes "grandes"; por estudar, por não usar bebida alcoólica. Fui fraco por ter usado bebida alcoólica mais ou menos três vezes, para não ser julgado: tolice! Mais de quarenta mulheres me rejeitaram.
Nunca fiquei um dia sem refeição (graças a Deus!), mas nasci na miséria. Sou plenamente feliz, não reclamo nem me queixo de nada. Não fofoco, não minto, só falo a verdade. Não tenho inveja de ninguém. Não me falta nada. O meu Criador sempre me guiou e me protegeu. Ele me guia e me protege sempre. Ele está dentro de mim. Eu tenho a melhor vida que eu poderia e posso ter. Eu não planejei a vida que tenho. Esta vida me foi dada por um Ser que me ama, que me guia, que me protege e já me livrou da morte e de doenças muitas vezes. Eu não busco mais nada nesta vida, pois eu sou e tenho tudo de que preciso para ser plenamente feliz.
Sou privilegiado por ter esta vida e por conhecer os maiores sábios da Humanidade! O mundo não imagina o que provoca na vida de um ser humano o encontro com Lao-Tsé, Chuang Tzu, Buda, Sócrates, Epicuro, Epicteto, Marco Aurélio (o imperador-filósofo), Sêneca, Boécio, John Stuart Mill, Mikhail Naimy, Osho, Krishnamurti, Thich Nhat Hanh, Joel S. Goldsmith e com outros sábios; com o Taoismo, o Budismo e o Estoicismo.
Domingos Ivan Barbosa