VERDADES DA VIDA
"Portanto, nunca há motivo para nutrir ódio por nossos inimigos. Uma vez que tenhamos entendido essa verdade, devemos trabalhar pela felicidade de todos e gerar o desejo de que eles aprendam a viver harmoniosamente, amando-se uns aos outros" (Venerável Geshe Kelsang Gyatso Rinpoche, no livro "Como Solucionar Nossos Problemas Humanos: As Quatro Nobres Verdades"; um livro budista).
Eu tenho o privilégio de compreender essa verdade. Cito outra verdade presente nessa obra: quem me prejudica ou tenta me prejudicar me faz bem, mas faz mal a si mesmo.
Eu não odeio nem odiarei ninguém, não prejudico nem prejudicarei ninguém, não faço nem farei mal a ninguém, não desejo mal nem o desejarei a ninguém, pois sou amante da Sabedoria e da Verdade.
O ódio é fruto da ignorância, é falta de sabedoria. Ódio é escuridão.
O Taoismo, o budismo e o estoicismo são bênçãos divinas. Qualquer uma dessas práticas filosóficas, espirituais ou existenciais torna bem-aventurada a vida de seu praticante. A união dessas três bênçãos e graças divinas é perfeita.
Cada ser humano é o responsável pela vida que tem, mesmo que não o reconheça, mesmo que não o admita. A vida é bela, preciosa e rara!
Pastos Bons/MA, 29 de maio de 2022.
Domingos Ivan Barbosa