Cuidando das dores emocionais em tempo de pandemia

É sabido que cada um sente uma dor de forma diferente!

Uns aguentam mais, outros menos!

É até biológico esse fato, há pessoas com estruturas físicas que suportam melhor uma dor!

Estou falando aqui de dores físicas! No nosso corpo!

E para a pessoa que sente dor e não suporta, ela vai procurar um medicamento, uma terapia que alivie ou até tire a dor!

E depois ainda pode procurar investigar a causa da dor e atuar de maneira preventiva para evitar a repetição da dor!

Ou seja, é relativamente fácil lidar com dores físicas!

Relativamente...

Mas e as dores emocionais?

Bem mais complexo!

Bem mais difícil de identificar em nós mesmos... pois poderemos renegar, não reconhecer, não acolher em nós certas dores emocionais!

E elas estão lá...

Ou quietas esperando um momento para se manifestar.

Ou até gritando para que a gente as ouça.

E adote providências.

E normalmente o que causa dores emocionais?

Traumas e abusos (mormente na infância), carências afetivas, perdas de pessoas amadas ou queridas?

Mas temos outras dores que são mais sutis...

Como a depressão, ansiedade, estados depressivos em geral (que não chegam a ser uma depressão clássica).

Medos, inseguranças, preocupações... tudo isso causa dor emocional!

Dores emocionais que se evidenciam em dias de tanta crise que estamos vivenciando (crise política, social, segurança, etc.) com tantas incertezas...

Crise exponencialmente aumentada pelo corona vírus, que traz uma ameaça real à humanidade!

Sim, estamos num momento bem crítico da sociedade, da humanidade, do planeta como um todo.

Então é primordial que nesse momento que estejamos atentos ao nosso estado emocional!

Ao nosso equilíbrio interno emocional!

Claro, não devemos (e nem podemos) relaxar no tocante às orientações e determinações em relação a esse vírus devastador.

Mas não podemos esquecer do nosso emocional, que tem tantos motivos para estar desestabilizado!

Então, quem tem fé ou uma religião que possa se conectar mais ainda com ela!

Quem não tem essa visão espiritual, mística, religiosa, esotérica, o que for... que cuide da mente!

Do emocional!

Nossa cabeça e nossos pensamentos fazem nosso momento!

Que tomemos posse desses pensamentos!

Não que devamos ficar alienados às notícias.

Mas que não nos deixemos ser bombardeados com tanta notícia ruim ou triste!

Precisamos buscar mecanismos de reequilibrar nosso emocional em dias de confinamento!

Bom humor, aquelas músicas que te fazem tão bem!

Não sofrermos por antecedência... minimizar a possibilidade de ansiedade!

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), uma pessoa se suicida a cada 40 segundos no planeta todo!

E acreditem, a taxa de suicídio é muito maior em países altamente desenvolvidos... então não podemos especificamente culpar a condição social ou político econômica (somente pelo menos).

Tudo é a questão emocional!

Que influi na nossa saúde física inclusive!

Que possamos buscar leituras edificantes, ouvir áudios ou vídeos bem humorados ou edificantes com alguma filosofia de vida que nos ajude!

Que estejamos atentos e vigilantes, pois a depressão e a ansiedade nos ronda mais em momentos de crise!

E pode estar atacando uma pessoa do seu lado, que está calada!

Que possamos estar atentos aos nossos entes e amigos amados!

Esse momento de reclusão, provoca um afastamento...

E há pessoas que sofrem muito com esse distanciamento...

Dor emocional é sutil e complexa!

Que possamos se necessário for buscar terapia... há alternativas de terapias online, por WhatsApp, por vídeo, etc.

Que não deixemos a dor emocional nos sufocar a ponto de afetar nossa vida negativamente!

Vamos vibrar amor!

Alegria!

Paz!

E a certeza que essa crise irá passar...

...e que seremos sim, pessoas melhores!

Mais solidárias...

Mais amigas...

Mais amorosas...

E mais equilibradas emocionalmente!

Que tal? Vamos cuidar do nosso emocional?

De nossa mente?

De nossos pensamentos?

Uma boa dica para serenar nossa mente e acalmá-la é a meditação!

Não importa a forma, o meio ou o caminho que escolha, mas decida que seu emocional não te mate em vida!

Ou faça até, você decidir desistir da sua.

Viva esse presente que recebemos: A VIDA!

Que possamos espantar o fantasma da depressão, do medo, ansiedade e das dores emocionais...

Afinal, não é com analgésico que ela passa!

Mas as vezes com um abraço, sim!

Uma escuta amorosa!

Compaixão!

Compreensão!

Que tal cuidar da gente?

E de quem importa?

- Mauricio Franchi - 'Veeresh Das"