Tudo é questão de respeito

Sejam bem vindos amigos, amigas, colegas, irmãos e irmãs de caminhada desse lindo planeta azul.

Em primeiro lugar, quero desejar a quem escolheu ler esse tema, a minha gratidão.

Gratidão pelo carinho de prestigiar esse trabalho meu de compartilhar pensamentos e reflexões!

Pois foi com certeza para mim, uma questão de respeito ao meu trabalho!

Gratidão pelo respeito!

Nas minhas meditações e reflexões, esse tema me apareceu como "insight" ou "inspiração".

Então resolvi acolher e preparar para compartilhar com vocês essa reflexão e estudo sobre um tema que entendo e acredito ser de suma importância em todo tipo de relacionamento humano (amoroso, familiar, profissional, pessoal, etc.): o respeito!

E claro, abordarei os efeitos danosos da falta de respeito!

Perceberão que é um tema fascinante! Rico e cheio possibilidades de análise!

Pela minha proposta, vamos começar a estudar (para entendermos melhor) o que seja "o respeito".

O que venha a ser esse conceito de conduta humana.

Para tanto eu fiz uma pesquisa e vamos ver o que encontrei sobre respeito e seu significado:

"Respeito é um substantivo masculino oriundo do latim "respectus" que é um sentimento positivo e que significa ação ou efeito de respeitar, consideração, deferência.

Na sua origem em latim, a palavra respeito significava também "olhar outra vez".

Assim, algo que merece um segundo olhar é algo digno de respeito.

Por esse motivo, respeito também pode ser uma forma de veneração, de prestar culto ou fazer homenagem a alguém, como indica a expressão conhecida e utilizada: "apresentar os seus respeitos".

Ter respeito por alguém pode também implicar um comportamento de submissão e temor.

O respeito é um dos valores mais importantes do ser humano e tem grande importância na interação social. O respeito impede que uma pessoa tenha atitudes reprováveis em relação a outra. Muitas religiões abordam o tema do respeito ao próximo, porque o respeito mútuo representa uma das formas mais básicas e essenciais para uma convivência saudável.

Uma das importantes questões sobre o respeito é que para ser respeitado é preciso saber respeitar, o que em muitos casos não acontece. Respeitar não significa concordar em todas as áreas com outra pessoa, mas significa não discriminar ou ofender essa pessoa por causa da forma de viver ou suas escolhas (desde que essas escolhas não acusem dano e desrespeitem os outros).

O respeito pode ser um sentimento que leva à obediência e cumprimento de algumas normas (por exemplo: respeito pela lei). Falar sobre o tema com respeito (como diferentes religiões, crenças e condutas) é falar de forma ponderada e sensível."

Acredito que o texto acima tenha explanado bem o significado da palavra e do conceito de respeito em nível acadêmico, desde sua etimologia, significados possíveis e uso dessa palavra, bem como o conceito (que é muito mais amplo do que explorado aqui).

Para fins de estudo e para meu propósito, acredito ser o suficiente!

Em seguida começarei a discorrer, argumentar, filosofar, refletir sobre as benesses que essa conduta nos traz, em oposição ao efetivo mal que a "falta" de respeito pode causar em nossas vidas e relações.

Vamos em frente...

Eu efetuei uma breve pesquisa para começarmos o estudo sobre o foco central do meu tema: o respeito.

Ali discorri sobre o seu significado e aplicações em nossas vidas.

Mas eu quero ir além!

Bem além na exploração do tema.

Em primeiro lugar, concordo plenamente com a visão do saudoso "Mestre" Luis Antônio Gasparetto (que foi um psicólogo, médium, escritor e locutor brasileiro, filho da também médium e escritora Zibia Gasparetto), onde ele dizia que o respeito é um sentimento, um valor mais importante que o amor!

Concorda? Não concorda?

Se você não concorda eu respeito sua opinião!

Mas me permitam aqui explanar a respeito!

Podendo vocês mudarem suas opiniões. Ou não!

Pensem comigo! Imaginem! Visualizem uma relação à dois, conhecida ou não, real ou imaginária!

Pensaram?

Uma relação com muito amor, paixão e tesão!

Pois é...

Agora acrescentem nessa relação a falta de respeito!

Falta de respeito em suas mais variadas formas de expressão (mais para frente eu discorrerei sobre formas de desrespeito) como agressão física, por exemplo! Ou violência doméstica.

Algo bem agudo e grave para reforçar e fundamentar minha visão!

Imaginaram?

Pergunto então: dá para existir o amor sem respeito?

Um amor sobrevive à falta de respeito?

Para mim está claro que não!

Sabemos, porém, que pessoas vítimas de agressão e violência permanecem numa relação tóxica para dizer o mínimo.

Permanecem por medo, por questões financeiras, filhos, comodismo, apego, teimosia, etc... mas não por amor!

Elas até se enganam, dizendo que amam o agressor!

Mas sabemos que não é verdade!

Pelo menos na esmagadora maioria não é por amor que a pessoa fica numa relação tão danosa e desgastante.

Há vários relacionamentos humanos (amoroso, físico, pessoal, profissional, etc.) que não necessitam necessariamente de amor. Só de respeito!

O respeito basta!

Sem amor, mas com respeito, até um casamento sobrevive!

Mas com "amor" e sem respeito, não dura!

Ou se permanece, como disse é uma relação tóxica, doentia, nada saudável! É um barril de pólvora a explodir a qualquer momento!

Não é uma relação feliz, harmoniosa e cheia de paz!

Ao contrário!

Então, como disse, considero o respeito mais importante sentimento dentro das relações do que o amor!

Lógico que há uma visão sobre o amor que ele é perdão, respeito, carinho, amizade, etc. Que o amor é uma soma de tudo isso! Que também acho válida!

E romântica!

E poética!

Mas para a minha explanação, separei aqui esse elemento constitutivo de uma relação amorosa, o respeito, para aprofundamento e reflexão, ok?

Podemos então perceber que o "respeito" é algo positivo, certo?

Com certeza o é! Na maioria das vezes...

Mas há o respeito de uma forma negativa e danosa!

Por exemplo, o comportamento de submissão e temor (aqui o respeito se apresenta de forma passiva e negativa).

É danosa a situação porque pelo medo ou repressão a pessoa "respeita" o outro! Mas não se respeita!

Porque está fazendo algo, se submetendo a algo que não está de acordo com seus valores! Ou até de sua vontade!

Faz por medo ou "somente para agradar" o outro!

O "respeito" gerado por medo, obrigação, repressão ou violência não é honesto! Não é genuíno!

Não é livre e leve!

É pesado!

Incômodo!

Difícil de lidar! De engolir! De aceitar!

É um respeito efêmero e sem profundidade, pois será que diante da distância do outro nós fazemos o que ele quer? Não! Não é um sentimento original da pessoa e sim uma imposição!

Uma relação fundamentada no medo é danosa!

Tóxica!

Doentia!

Nem que seja pelo medo de perder a outra pessoa!

Por insegurança e apego com a relação!

Aí faz somente o que o outro pede, determina, exige... por medo de ser abandonada!

Falta de respeito consigo mesmo!

Outro aspecto negativo do chamado respeito!

Não nos respeitarmos!

Querem ver outro exemplo muito vivo em nossas mentes?

Um exemplo decorrente das gerações passadas e até ainda (infelizmente) da nossa?

A mulher (esposa, amante, companheira em algum nível) que cede, que faz sexo com o parceiro, sem vontade alguma!

Não é falta de respeito consigo?

Claro, óbvio que não estou falando de um outro aspecto normal e recorrente nas relações que é a capacidade de ceder!

É diferente!

Cedemos sim para agradar o outro!

Mas cedemos também para nos agradar!

Pela harmonia do casal!

Para ajustarem opiniões e gostos diferentes!

Ceder é normal!

Bonito!

Amoroso!

Quem não cede vez por outra por amor?

Não é essa concessão que me refiro quando digo fazermos algo que nos desagrada, que nos faz mal, que nos avilta... algo que viola profundamente nossas escolhas!

Fazer sexo sem vontade, fazer o que for sem vontade, sem desejo, sem cumplicidade... é total desrespeito conosco!

Muitas vezes nem sempre derivado de medo de violência ou agressão!

Medo gerado por nós mesmos!

Derivado do pior tipo de medo, o medo "irreal", imaginário, emocional. O medo derivado da insegurança, da baixa estima.

Que no frigir dos ovos, não é uma repressão derivada, motivada pelo outro, mas uma violência, uma "obrigação imposta por nós mesmos!

E todo tipo de violência é falta de respeito!

Não nos faz agir naturalmente e de coração!

Nos colocamos numa condição de obediência ao outro e não a nós mesmos!

Isso, definitivamente não é respeito!

Mas como fazermos para conquistar ou preservar esse respeito?

Permitam-me, antes de discorrer sobre como conquistarmos ou preservarmos o respeito próprio e nas relações humanas, ainda refletirmos, filosofarmos sobre respeito!

Quero dar um outro foco na questão!

Fora até das relações humanas naturais!

Porque para mim resta claramente que o respeito se faz absolutamente necessário nas relações e a falta de respeito traz enormes inconvenientes no mínimo!

Como proponho no título, entendo, acredito que tudo seja questão de respeito!

Tudo que eventualmente acontece de errado em nossas vidas, é porque não "respeitamos" algo!

Podem ser leis, a cultura, costumes, etc.

Como já falei anteriormente, é fácil entender a falta de respeito com o próximo! Seja em qualquer tipo de relacionamento!

Afinal, toda forma de agressão, violência, subversão, opressão e obrigação são formas de desrespeito!

Mas analisem comigo: se uma pessoa pratica um crime.

Ela está desrespeitando a lei!

Se ela corre acima da velocidade permitida, está desrespeitando as leis do trânsito!

Desrespeitos variados contra leis de um país é algo fácil de compreender também!

Mas na verdade, quero me referir a alguns desrespeitos que fazemos conosco mesmos, que são sutis... quase imperceptíveis!

E que nos causam danos igualmente!

Por exemplo, hábitos alimentares!

Já lhes ocorreu que por questões de falta de respeito (ao nosso organismo) podemos ter problemas?

A pessoa exagera, bebe muito bebidas alcoólicas e passa mal!

Falta de respeito com seu organismo! Percebe?

Come sem fome real, por gula! Come alimentos pesados e gordurosos tarde da noite! E vai dormir!

Aí não dorme bem! Se sente pesado! Tem refluxo! Pode gerar outros desconfortos no intestino, gastrites, úlceras, etc... um tremendo mal estar!

Falta de respeito com nosso corpo!

Acredito que muitas doenças ocorram por falta de respeito em algum nível!

O diabético que insiste em comer doces. Falta de respeito com sua condição!

Roubo ou furto...além de desrespeito às leis, desrespeito claro às propriedades das pessoas!

Guerras ou qualquer conflito bélico... desrespeito!

Falta de ajuste!

Por ganância, arrogância...

Querem um exemplo ainda mais sutil?

Vamos lá...

Quando somos convidados a algo, seja festa, show...qualquer tipo de evento e não desejamos ir!

Por falta de vontade, por preguiça, por querermos ficar em casa simplesmente! Mas acabamos indo "contra gosto" no evento!

E não nos divertimos!

Até nos arrependemos!

Falta de respeito com nossa pessoa!

E vejam, sem obrigação, sem pressão, sem opressão de outra parte... nós que nos violamos!

Fazemos para agradar o outro!

Mas esquecemos de nos agradar!

Querem ver outra falta de respeito sutil?

Ciúmes exagerados! Posse! Apego!

Tudo que tira nossa liberdade, nossa leveza, nossa verdade, nossa naturalidade é violência!

Falta de respeito!

Seja do outro ou de nós mesmos para conosco!

Mas é falta de respeito!

Querer amor, exigir amor, amizade, atenção, presença... e fazer disso um inferno... falta de respeito com os sentimentos dos outros!

Tudo que nos chateamos, que brigamos porque o outro não está disposto ou com vontade de nos oferecer, é falta de respeito com o outro!

Já tinham pensado nisso?

São inúmeros os exemplos sutis de falta de respeito!

Acredito que o meu ponto de vista ficou exemplificado e esclarecido aqui!

Que tudo é questão de respeito!

Tudo!

Ao desrespeitarmos o outro, percebam, o estamos rebaixando!

Desmerecendo!

Desvalorizando!

Por isso, devemos nos respeitar!

Para não nos desmerecermos!

Nos valorizarmos!

E com isso conquistarmos, ou mantermos o respeito do outro para conosco!

Assim, estaremos em igualdade!

Não dá para agradarmos a todos! É impossível!

Mas há formas sim de obtermos o respeito de todos!

Ficou claro que o respeito é uma via de mão dupla!

Temos que oferecer respeito para ganhar, merecer respeito!

A frase dita pelo Mestre Jesus: “amar o próximo, como a si mesmo”, pode ter um entendimento de “respeitar o próximo, como a si mesmo”, certo?

Como então adquirir respeito? Sem brigar? Sem ofender? Sem conflitos?

Acredito ser essa a parte mais importante do meu trabalho.

A proposta de ajustes, melhorias ou até mudanças no nosso comportamento para que o respeito seja um dos nossos valores mais importantes!

Que seja o norte de nossas ações e a bandeira de todas as relações!

O respeito será para nós como um mar imenso que receberá nele afluentes como amizade, carinho, amor, etc.

Tudo irá desembocar no respeito!

Tudo é questão de respeito na vida!

Dentro dessa questão toda abro um "parêntesis" importantíssimo e até crítico hoje em dia, gera muito estudo e discussões (ora sadias, ora acaloradas) sobre o que podemos chamar de diferenças!

Muito se fala de "bullying", de intolerâncias raciais, religiosas, sociais, culturais, sexuais, etc.

Como digo, tudo falta de respeito à diversidade humana em vários níveis!

Cabe aqui algo importantíssimo: NÃO SOMOS OBRIGADOS A ACEITAR, A CONCORDAR COM TUDO! MAS DEVEMOS RESPEITAR!

As intolerâncias que percebemos hoje são falta absolta de respeito! Não tem outra classificação!

Intolerância gera conflitos!

Gera desacordos!

Gera violência (física ou não)!

Gera separação!

Gera dor e sofrimento!

Um dos mecanismos neurológicos do aprendizado é a comparação!

Necessitamos da comparação e da experimentação para nosso processo de aprendizado, cognitivo!

Mas o respeito à diversidade se faz necessário!

Sem críticas ou julgamentos!

Se faz necessária a aceitação!

Como demonstração de respeito!

Hoje se fala muito, se comenta, se debate acerca da questão da liberdade de expressão, mormente quando se trata de humor (profissional ou não)!

É necessário rever, estudar parâmetros para que a liberdade de expressão não seja tolhida com certeza, mas que essa liberdade não fira suscetibilidades!

Para auxiliar a fundamentar minha proposta de ajustes comportamentais visando termos uma convivência harmoniosa em todos nossos relacionamentos, baseada no respeito mútuo, vou citar uma literatura que considero essencial para tal!

Mais que isso, indico, sugiro com carinho a leitura desse livro, que hoje se tornou um "best seller" no estudo das relações humanas e como torná-las mais harmoniosas, e como aprimorá-las: Comunicação Não Violenta, de Marshall B. Rosemberg.

Nesse livro encontraremos conceitos até simples em sua estrutura, mas valiosíssimos em apoio a uma relação humana harmoniosa e com respeito!

Lá encontraremos por exemplo como fundamental a empatia, a escuta amorosa e compassiva!

Preceitos que se exercidos, praticados atuarão para uma relação harmoniosa e com respeito!

Muitas vezes geramos violência pela forma como nos expressamos!

E o autor mostra como nos expressarmos, mostrando até nossas dúvidas, medos, inseguranças, emoções e necessidades de uma forma serena, neutra, que mostra sim o que desejamos expressar, mas sem agressão!

Sem julgamento!

Sem crítica!

Através da empatia, por exemplo!

Que é a capacidade de tentar sentir o que a outra pessoa sente diante de certas circunstâncias!

É o famoso: "se colocar na posição do outro"!

Compreender e experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo!

Essa empatia, gera entendimento! Acolhimento!

E respeito!

Por justamente tentarmos compreender o que se passa com aquela pessoa, seus sentimentos e necessidades!

Nem toda pessoa consegue expressar suas emoções e necessidades!

Através da empatia, podemos tentar entender.

E acabamos naturalmente não julgando!

Lógico que se num estado mais avançado as pessoas expressam suas emoções e necessidades, fica mais fácil a relação!

Mas e quando a pessoa não consegue expressar o que sente?

A empatia é a ferramenta para essa compreensão!

E acolhimento!

A "escuta amorosa" e ou "compassiva" se mistura aqui praticamente com a empatia!

Ouvir com amor, significa ser neutro, não julga, não classificar!

E mais, deixar a pessoa se explicar! Processar suas emoções!

Mesmo que você não concorde, irá ouvir com amor e atenção!

Com absoluto respeito!

Dentre seus estudos e vivência no assunto, Marshall B. Rosemberg desenvolveu quatro passos para aprimorarmos a qualidade de nossas ações para proporcionarmos relações mais eficazes, empáticas, e portanto, mais harmoniosas!

A empatia, o não julgamento cria na pessoa que deseja se expressar uma certa "coragem" de ser ela mesma! De falar livremente o que sente! O que sofre! O que a incomoda!

A comunicação assim tende a ser mais honesta!

Sincera!

Livre!

E leve!

Sem medo!

Medo do que?

Da exposição ao julgamento e críticas!

Essa comunicação proporciona confiança e cumplicidade!

São esses os quatro passos, a saber:

- Observação

- Sentimentos

- Necessidades

- Pedido.

No passo "observação", ele nos mostra como analisarmos de forma neutra! Sem julgamento ou crítica!

No passo "sentimentos", nos mostra como identificarmos os sentimentos através das palavras, pois nem sempre conseguimos expressar o que sentimos.

No passo "necessidades", nos mostra como reconhecermos os sentimentos na comunicação e também como identificarmos e assumirmos os sentimentos. Nossos e dos outros.

No passo "pedido" aprenderemos a fazer pedidos a respeito do que sentimos e necessitamos de forma clara, serena e, objetiva. E aprendemos a ouvir e entender os pedidos!

Cabendo julgar se merecem, se devem ser atendidos ou não!

A questão é tornar a comunicação muito mais harmônica, podendo sim expressar suas frustrações, expectativas, medos, sentimentos (positivos ou negativos) sem ataques! Sem agressões verbais!

Com essa visão, a CNV (abreviatura de Comunicação Não Violenta), com esses preceitos, nos ajuda ouvirmos e sermos ouvidos!

Ajuda a termos empatia!

Solidariedade!

Compaixão!

Termos a certeza do "não julgamento".

Com certeza nos ajuda a respeitar e sermos respeitados!

Quando alguém se comunica de forma violenta, agressiva, com ataques, julgamentos e críticas, a outra parte tende a se proteger usando contra ataques emocionais e verbais!

Fica claro que a conversa aí não terá harmonia.

Não acabará bem!

Nem conversa será. Será uma discussão.

Com ninguém ouvindo, e procurando falar mais alto.

Gera, portanto, uma discórdia desnecessária!

Dessa forma, nunca chegarão a um bom termo.

Daí a necessidade de para tal, fazermos uma profunda conexão conosco mesmos e com os outros, para estimular o desenvolvimento natural da compaixão entre ambos.

Cessando os ataques (muitas vezes em formas de impropérios, críticas e julgamentos).

A CNV propõe relações humanas harmoniosas!

Propõe a paz interna e nas relações!

Cujo respeito é um dos pilares mais importantes!

A realidade é que, simplificando toda minha exposição, se nós pautarmos nossas relações com o seguinte preceito, nossas relações serão sim harmoniosas!

E cheias de respeito!

"O seu direito, esbarra no direito do outros!"

"Não faça aos outros, o que não gostaria que fizessem com você!"

Uma forma simplória de agirmos!

Com respeito!

E que funciona!

Em nome da paz!

E se algo custa a paz, para mim, o preço é alto demais!

...

Após essa reflexão e estudo sobre o tema, vou encerrando!

Com a certeza absoluta que não sou o dono da verdade, que o trabalho não se encerra aqui e há muito o que se falar, estudar e praticar sobre “respeito”.

Expus minhas impressões colhidas com o tempo, valores e convicções sobre o respeito!

E o maior ensinamento para mim é resumida numa frase de Voltaire (Paris, 21 de novembro de 1694 — Paris, 30 de maio de 1778), que foi um escritor, ensaísta, deísta e filósofo iluminista francês:

“Posso não concordar com uma palavra que dizes mas defendo até a morte o teu direito de dizê-las”

Ao afirmar que "pode não concordar com nenhuma das palavras que você diz”, mas que vai defender "até a morte o direito de dizê-las", Voltaire está demonstrando uma percepção de que é importante ouvir os outros, mesmo que estas pessoas discordem dele.

Para o fechamento desse ensaio, dentro do nosso tema "respeito", deixo aqui com vocês um poema!

Na verdade, um soneto!

Soneto do Respeito

Quando falo de amor, óbvio falo de respeito

Com certeza o mais nobre dos sentimentos

Aquele que brilha, ilumina e aquece meu peito

E que valoriza todos tipos de relacionamentos

Quando falo de amor, óbvio falo de respeito

Pois respeito traz ao amor muito mais pureza

Chego a acreditar sem ele, o amor não tem jeito

Não floresce, por certo decai e perde sua beleza

Quando falo de amor, óbvio falo de respeito

Se amor é acolhimento, parceria e compreensão

A fala mansa serena, como prece, um preito

Toca, acolhe, valoriza, sempre é uma concessão

Quando falo de amor, óbvio falo de respeito

Pois sem ele, o amor vai se aproximar da dor!

E agora me despeço.

Com toda a gratidão a quem me acompanhou até aqui!

Pois foi uma demonstração de respeito com minha pessoa e com meu trabalho!

Realmente não importa totalmente se gostaram ou não, se concordaram com tudo, em partes ou não concordaram com o que eu escrevi!

Importante para mim é provocar a reflexão, o estudo sobre o assunto!

E sei que concordando ou não comigo, suas formas de pensar sobre respeito serão sem dúvida fortalecidas nos seus conceitos e valores!

Porque vocês se permitiram refletir!

Se abriram ao tema!

Na verdade, meu objetivo com esse tema é (além da reflexão) é despertar, incentivar o respeito em todas as relações!

Mas mais que tudo, o auto respeito!

Respeitar seu coração, seus gostos, seus limites...

Se respeitar, para ser respeitado!

E respeitar.

Não é necessário concordar sempre, mas respeitar sempre é necessário! Vital!

Assim como gentileza gera gentileza, respeito gera respeito!

E mesmo que não concordem plenamente comigo, eu os respeito!

A ponto de receber com acolhimento às eventuais críticas, se assim desejarem nos comentários!

O professor e filósofo Mário Sergio Cortella diz com seu humor característico que o crítico, o "chato" é mais valioso que as pessoas que elogiam!

Porque eles não se preocuparam em elogiar, bajular para agradar!

Foram sinceros em suas críticas!

E a crítica negativa faz parte quando temos a coragem de nos expressar! Pois não há possibilidade de agradar a todos, eu bem sei! E acredito nisso!

Então, se houverem críticas negativas, as acolherei!

E irei refletir!

Com respeito!

Mas espero de coração, ter lançado uma luz sobre o assunto para ti!

Que te traga paz e harmonia nas relações!

Inclusive consigo!

Por, através de, e com respeito!

Gratidão!

Mauricio Franchi - "Veeresh Das"