Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto


O Lugar do Aqui
 
Se o Agora é uma dimensão sem tempo(1), o Aqui é uma dimensão sem espaço. Ao definir um local para chamar de “aqui”, é preciso imaginar um ponto geométrico para onde as coordenadas convirjam, restando no entorno “alis”e “acolás” para além do “aqui”.
 
Visto através de um microscópio, o ponto geométrico do “aqui” - quase imperceptível aos nossos sentidos -  amplia-se e põe em evidência um centro que passa a ser o novo ponto, um local mais preciso onde as coordenadas se cruzam para definir o novo “aqui”, fazendo do entorno do novo ponto, uma área de novos “alis”e “acolás” que se integrarão aos já definidos antes do microscópio.

Este processo de redefinir o ponto, a partir de sua ampliação promovida por um microscópio poderia se repetir indefinidamente, enquanto se disponibilizarem microscópios cada vez mais potentes, assumindo que se possa sempre isolar o centro de cada novo ponto de tudo o que compõe o microuniverso observado.
 
Quão potente deve ser um microscópio para que o último centro de ponto, nos confins da imensidão microcósmica, possa ser considerado o verdadeiro e definitivo local do “aqui”? Intuitivamente, percebe-se que este local não existe: ele se desdobra infinitamente, sem qualquer consideração à potência do microscópio.

Mas em geometria, “infinitamente” é uma abstração. Não pode haver infinito no mundo do tempo-espaço; nesse mundo, tudo pode ser medido e contado. O Infinito é uma dimensão sem tempo, sem espaço, onde acontecem o Aqui e o Agora, onde a verticalidade do não-tempo, e do não espaço cruzam a horizontalidade do tempo e do espaço. Estas são as verdadeiras coordenadas do Aqui-Agora que somente podem ser alcançadas pela consciência.

Quando a consciência vaga entre o passado e o futuro, entre o ali e o acolá e na densidade aparente da matéria, o ser vive na ilusão da matéria-tempo-espaço.

          Viver pelo espírito é viver o Aqui e o Agora! É viver na fronteira do tempo-não tempo, na fronteira do espaço-não espaço. É viver no portal do infinito, a Casa de Deus! 
 
(1) Ver Ensaio do autor neste RL:  A Série: "Do ego ao EU Superior" - QUANDO É O AGORA?
Roberto Guelfi
Enviado por Roberto Guelfi em 15/03/2021
Reeditado em 23/03/2021
Código do texto: T7207360
Classificação de conteúdo: seguro


Comentários

Sobre o autor
Roberto Guelfi
Poços de Caldas - Minas Gerais - Brasil, 75 anos
96 textos (1991 leituras)
1 e-livros (14 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 16/05/21 03:23)
Roberto Guelfi