Agora!!...ou nunca  

O Vigilante é seu melhor terapeuta

 

Toda a sua existência ocorre em um único momento: Agora! Não há existência no passado ou no futuro. O passado é experiência e lembrança; o futuro é expectativa.
 

Imagine a linha do tempo como uma estrada de ferro. Você está dentro do vagão do trem da vida. Se olhar para fora do trem, verá os trilhos que já ficaram para trás e os que ainda se aproximam. Mas sua vida ocorre dentro do trem, no momento presente! Você só pode existir de fato quando a vida está presente em você. Não há como mudar o passado, a não ser mudando, no Agora, sua visão sobre ele. Nem há como antecipar o futuro, a não ser construindo, no Agora novas possibilidades. O passado é nosso arcabouço de experiências que se sintetizam na bagagem que levamos no trem. O futuro são as possibilidades que podemos construir agora, neste vagão.


Mas, perceba onde você coloca o foco de sua atenção na maior parte do tempo: no passado e no futuro. Ela se desloca para o passado, quando você vivencia mágoas, frustrações, culpas e julgamentos. O passado não é real, mas o que você vivencia em relação a ele sim, pois está acontecendo agora. Sua atenção se desloca para o futuro, quando você experimenta medo, ansiedade e ilusões, as expectativas que tendem a se transformar em mágoas, frustrações, julgamentos, culpas e arrependimentos.

 

A euforia por uma nova amizade conquistada, uma nova casa ou uma nova relação é também ilusória, pois a euforia é uma aposta no futuro. Uma nova amizade precisa ser cultivada e mantida com altruísmo e desapego do orgulho e dos julgamentos; uma casa nova deve ser cuidada e impregnada de amor; uma nova relação só perdura se for preenchida com muita abnegação e entrega pessoal. Estes cuidados são realizados em cada presença no Agora.

 

Viver num futuro inexistente sobre o qual você só cria expectativas certamente conduzirá à decepção e à frustração. E não faz sentido para a sua mente admitir que você tenha causado tanta agonia a si mesma(o). Então a culpa pelas suas mazelas é sempre atribuída aos outros ou à falta de sorte, que fez com que suas expectativas não fossem atendidas. Você, então, pune, sem piedade, aqueles a quem responsabiliza e, quando sua ira já está saciada, você se arrepende... e vem a culpa, trazendo com ela a falta de estima por si propria(o). 

 

Neste ponto, se você já não entrou em depressão, o ciclo se reinicia: "tenha fé que o futuro será melhor". Um futuro que você coloca nas mãos do governo, do patrão, do marido ou esposa, dos filhos, dos amigos, etc. E, quando a decepção e a frustração voltam a atormentá-la(o) surge a pergunta: "o que eu fiz para merecer tanto azar? ", quando a pergunta deveria ser: "o que eu deveria ter sido...ou feito...ou realizado, para conquistar minha felicidade? ". 

 

Nesta linha do tempo, em que só se contempla futuro e passado, você se enreda, sem se dar conta de que só existe vida no presente e que você - só você - pode estar no controle de sua vida. Mas não entenda que controlar sua vida significa conquistar tudo o que deseja. Controlar sua vida significa ser a única(o) responsável pelas iniciativas e pelas respostas que você dá em sua interação com o universo. É sobre suas atitudes que você tem total controle. E são elas que determinarão quais as oportunidades que você fará surgir no seu caminho.

 

"Bem, mas como saber quais são as atitudes corretas?" A resposta é: vivendo o Agora, o portal da informação multidimensional. "E, onde está o Agora?" No seu interior, nas camadas sutis do ser, onde o tempo não existe, onde o acesso se dá pela conexão com o Vigilante Silencioso, pelo poder da observação atenta, subtraída do ego permissivo - que a utiliza apenas para seu deleite - e voltada, como um holofote, para ele mesmo - o ego - que agora sim, passa a enxergar-se. Ou seja, observe, a partir de um patamar superior, seus próprios sentimentos e pensamentos, sem críticas, nem julgamentos, pois críticas e julgamentos são tagarelices do ego, não do Vigilante. Você estará abrindo o portal através do qual ego e EU se comunicam.

 

Os atributos do EU Superior só se manifestam no momento presente. O canal que liga o ego ao EU somente pode ser sintonizado no Agora, fora da linha do tempo. Nenhum fluxo de Amor, Sabedoria ou Vontade (1) pode ocorrer no passado ou no futuro. Se sua atenção estiver voltada para a linha do tempo, lamentando suas mágoas, perdas e frustrações, e exultando ou temendo expectativas, não há como sintonizar o fluxo dos atributos do espírito, o EU Superior, de onde emanam todas as respostas.


A prática da observação compassiva do ego pelo Vigilante Silencioso (2) permite o fluxo dos Atributos do EU para o ego. pois o Vigilante não pode atuar a não ser no Agora. Quando você, imbuído do Vigilante, observa uma emoção sua, essa emoção está ocorrendo exatamente no momento da observação, no Agora. Não há como o passado ou o futuro serem observados. Portanto, quando você consegue transferir sua identidade do ego para o Vigilante (2) você está vivendo o Agora, o momento presente.


As manifestações da mente e das emoções, desfocadas do Agora, quando recebem a atenção do ego são retroalimentadas pela tagarelice dos pensamentos recorrentes e das emoções descontroladas, criando um ciclo vicioso onde a negatividade se expande incontrolavelmente, tornando-se insuportável, afetando o corpo biológico e causando doenças.
 

Quando o Vigilante (2) entra em cena, os pensamentos e sentimentos negativos que focam o passado e o futuro podem não deixar de existir imediatamente, mas a retroalimentação cessa, pois o campo de batalha dos pensamentos negativos e das ilusões – o passado e o futuro - não estão presentes na atenção do Vigilante que só pode observar o Agora. E, se não são retroalimentados, desaparecem.


O Vigilante é seu melhor terapeuta!

 


(1) Veja ensaio do autor neste RL: "A Viagem da Existência”
(2) Veja ensaio do autor neste RL: "Entidade da Fronteira”