Ego Consciente

 

Atenção (apenas atenção, sem críticas ou julgamentos) contínua e sistemática às manifestações do ego (pensamentos, sensações, emoções e sentimentos) plasma nele, ego, a consciência de seu observador, o Vigilante Silencioso, a entidade que habita a fronteira entre o ego e o EU superior, fazendo os dois, ego e seu observador, uma só coisa: o ego consciente. A partir daí o ego, antes a criança impulsiva que requeria os cuidados do adulto, passa a ser, agora, o próprio adulto, capaz de cuidar de si mesmo.

 

Quando acionado pela intenção do próprio ego de ser observado, o "Vigilante", guardião do portal do Eu Superior, revela-O, estabelecendo um canal de comunicação entre o Eu Superior e o ego, derramando sobre ele (ego) Seus atributos (do Eu Superior): Amor, Sabedoria e Vontade. Então, o ego passa a ser capaz de expressar no mundo exterior tais atributos, fazendo fluir, através do ser, frequências de energias sutis emanadas dos planos superiores, para todo o Universo, já que espaço e tempo são irrelevantes para tais energias. No entanto, o livre arbítrio pertence ao ego; por isso, somente ele pode acionar o Vigilante. Assim, qualquer iniciativa de dedicação consciente ao processo evolutivo, ou seja, de tornar o ego consciente, depende, antes de tudo, da decisão do próprio ego. 

 

Neste estágio do desenvolvimento espiritual, ego e EU estão conectados. O ego mantém sua função de interagir com o mundo material e humano, mas enriquecido com os atributos do EU Superior. O ego ainda manifesta pensamentos, emoções e sentimentos de várias frequências vibratórias, desde as mais baixas, como o medo, a raiva, a mágoa, até as mais elevadas como o amor, a compaixão, a paz, a plenitude, o êxtase, mas num leque existencial muito ampliado, e consciente do tipo de energia que está permitindo habitar em si, valorizando sempre as mais sutis (de mais alta frequência vibratória), o que, num processo crescente, afasta espontaneamente as de menor frequência vibratória. Aí está o fenômeno da "evolução espiritual induzida" em pleno funcionamento.

'.

O patamar em que a consciência do ser agora se posiciona, que é o ponto do fluxo de Luz que emana dos planos sutis, permite a ele se reconhecer como uma entidade em evolução e ter compaixão por si mesmo. Ele reconhece, aceita e perdoa suas fraquezas, típicas de um longo processo de materialização, mas também reconhece seu crescimento: seus desapegos, seu altruísmo, sua capacidade de amar e a paz que transbordam do seu ponto receptor da Luz. E, quanto mais forte for a parceria com o Eu Superior através do "Vigilante", mais se intensificam as manifestações da Luz e mais se enfraquecem as compulsões das sombras. .
 

O ser com um ego consciente não se constrange diante das convenções sociais ou religiosas, ele se orienta pela sabedoria que o alcança desde a Fonte. Seu ideal é a evolução da consciência, sua e da humanidade. O julgamento vindo do mundo inconsciente, baseado na formalidade das convenções não o abala.

 

Seu paradigma é a sua verdade, em constante mudança promovida pela evolução de sua consciência, verdade que sabe não ser absoluta, mas que tem consistência suficiente para superar a verdade imposta pelos interesses econômicos, políticos, sociais e religiosos impostos pela civilização tóxica em meio à qual tem que viver. As vantagens materiais decorrentes da conivência com o "sistema" nada representam quando comparadas aos valores autênticos que consegue despertar em si quando em sintonia com o EU Superior

 

Uma pessoa iluminada é aquela que tem o ego consciente, capaz de receber a Luz irradiada dos planos superiores e traduzi-la na forma de sua atuação disseminadora da harmonia, da compaixão, da conciliação, da cura e do conhecimento, junto à humanidade.