A DIALÉTICA É UM PROCESSO DOLORIDO

Bem, gosto não se discute, diz o homem do povo. Ainda mais quando não se pretende defender qualquer posição (mesmo que subjacente) que possa vir em auxílio àquele que confunde Poesia com mera expressão de comunicação. Trabalho sempre com o fito de auxiliar no sentido de que o receptor possa ser instigado a estudar o que é a Poesia como arte inerte do Belo e a sua materialidade, que é o poema. Todavia, isto não quer dizer que se possa ensinar ao neófito da arte escritural a domar a emoção ou o canto gutural que ele pretende seja uma expressão de sua fase animal, somente, que nem chega a ser monossilábica, mas, mesmo que incompreensível pelo aficionado, ainda possa ser vista como produto pronto e acabado, portanto, capaz de levar à comoção que não seja somente o temor da vara de condão do Mistério, que, de poética, só tem e ele-mesmo-nada-mais. Como agente provocador, acredito ser útil e, com isto, no mínimo, me mantenho menos dono da verdade, que nunca se corrobora como única. Grato por tua sempre ilustrativa contribuição, meu querido poeta-leitor de alto quilate. Percebo que, a bem da verdade, és o único confrade que conheço que exercita a dialética, mesmo sendo um convicto conservador aferrado ao imutável desde a geração da palavra em sua vestimenta de gala, que é como vejo a Poética. Desta sorte, me apercebo de que o dialetal hegeliano não é apenas a tese, a antítese ou a síntese formal, e, sim, o processo que leva o pensamento a refletir sobre o que pode vir a ser mutável e o que não é. Alguma coisa como a liberdade de criar e a libertinagem no agir à revelia do que está posto como cânone acadêmico. O Novo sempre nasce a partir das larvas do pensamento anterior. Nem sempre nasce uma borboleta bonita, capaz de encher os olhos. Porém, que está mais sujeita a nascer do que ser estéril e incapaz de procriar, isto é indubitável. A crença na força do Absoluto é o que nos salva, não somente o mistério do que está posto e parece ser.

MONCKS, Joaquim. POESIA A CÉU ABERTO. Obra inédita, 2020.

https://www.recantodasletras.com.br/ensaios/7000976