Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

AOS FILÓSOFOS DE UM LIVRO SÓ

Para se discutir algumas ideias, primeiramente é necessário tê-las. Adquire-se um pensamento compenetrado desde que se tenha fundamentos essenciais, formado na aquisição de conhecimentos alheios para consolidar i próprio pensamento.
Ler um Augusto Cury ou um Paulo Coelho não concede a ninguém o privilégio de debater um Karnal da vida! Assim como ler o livro de Salmos com um dicionário virtual do lado não outorga diploma de Teólogo a quem quer que seja.
Urge o tempo que se leia mais. Filosofar em cima de um livro só não amplia em nada o tamanho e o conhecimento dos aprendizes, já que somos todos "aprendente"! É necessário vagar por outras linhas, mergulhar em outras páginas. Só a capa não traz profundidade; é como se afogar no raso, mergulhar na areia!
Não concordar porque não aceita os argumentos do outro é saudável para o saber, agora, discordar por discordar tão somente, revela um ser tapado, obscuro!
É preciso ler, e ler muito e variado. A cartilha Caminho Suave é só base. Tem que ler Diário de Che Guevara, De moto pela América do Sul: Diários de viagem, Dez Dias que Abalaram o Mundo, Fahrenheit 451, Rumo à Estação Finlândia, Mayombe, Lamarca, o capitão da guerrilha e repousar nas páginas de 1984 e Revolução dos Bichos! É agradável ao discurso que se saiba de onde surgiram e até onde chegaram, e se chegaram, ou ficaram pelo caminho, dando com os burros n'água como aconteceu ao comunismo.
Tal sistema político e econômico não deu certo nem entre irmãos de mesmo pai, imagine de pais diferentes, então!
É evidente a necessidade de ampliação de conhecimento, são os conceitos que explicam as regras e não o oposto.
Sementes e mentes precisam de solo fértil, irrigado, fofo e com micros "furinhos" para que respirem, brotem e atinjam o sol através deles: solo seco e compactado só serve para ser pisado, caminhado por sobre ele!
Conservar o que se tem é melhor do que sonhar em possuir o que ninguém nunca teve!
PS.: Mandem lembranças ao porco Major, aquele da fazenda do Sr. Jones, na Revolução dos Bichos! É só ver no que deu e pensar um pouquinho, só um pouquinho, tá?

Jonas De Antino
Enviado por Jonas De Antino em 05/06/2020
Reeditado em 05/06/2020
Código do texto: T6968391
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre o autor
Jonas De Antino
Cajati - São Paulo - Brasil, 55 anos
694 textos (10971 leituras)
5 e-livros (117 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 27/09/20 03:41)
Jonas De Antino