O que as tragédias podem nos ensinar

A Covid-19 (doença do coronavírus cuja origem foi no ano 2019) é capaz de matar muitas pessoas; ela piora a vida de muitas pessoas e pode ajudar a melhorar a vida de muitas pessoas também. Tudo depende de sorte, das circunstâncias, das oportunidades e de cada pessoa.

Estou correndo o risco de ser julgado pelas mentes: compreendo. Mas vou dizer um pouco como a Covid-19, apesar de ser indesejável por toda pessoa de bom coração, pode ajudar a melhorar a vida de muitas pessoas também. Como? Darei alguns exemplos.

Essa doença nos mostra a nossa fragilidade e a importância da vida. O reconhecimento da nossa fragilidade nos mostra o que é realmente importante. Você que vive em um relacionamento abusivo está perdendo tempo e desperdiçando a sua vida. O seu relacionamento é por interesse? É arranjado? Você é traído, traída? Você trai? Qual é a importância disso? Nenhuma! Fuja disso! Você não se relaciona com alguém por medo? Medo da opinião alheia? Por preconceito? Por orgulho? Você é feliz com esse medo? É feliz com preconceito? É feliz com o seu orgulho? O caminho certo é onde está a felicidade.

Para que serve insistir com alguém que não te ama? Para que serve um relacionamento sem amor? Para nada! Para que serve não se entregar a um amor recíproco? Para nada! É tolice insistir com alguém que não te ama. É tolice insistir em um relacionamento sem amor recíproco. E é tolice não viver um amor recíproco.

Para que serve a fofoca? Para que serve o ódio? Para que serve a convicção de que o outro está no caminho errado? Para que servem as nossas certezas e verdades numa vida infeliz? Para que servem as nossas certezas e verdades na hora da morte? Para que serviu o medo na hora da morte? Para que serviu o preconceito na hora da morte? Para que servem os sentimentos de superioridade e inferioridade? E ninguém sabe quando será a própria morte.

A solidariedade é uma virtude. Ficar triste pelos que sofrem é nobre. Mas podemos ser gratos pela vida que temos. Você já agradeceu hoje por estar vivo, com saúde, comida e moradia? Muitos gostariam de estar vivos, mas morreram. Aproveitemos essa tragédia para melhorarmos. É lamentável que muitas pessoas permaneçam como estavam antes da Covid-19. Têm a oportunidade que outras pessoas não tiveram, mas não aproveitam. As tragédias são indesejáveis e devem ser evitadas, mas as tragédias, de forma infeliz, podem nos ajudar a ser melhores, a sermos mais humanos e verdadeiramente felizes.

Muitos vão continuar em conflito, no ódio; vão continuar no fanatismo; vão continuar bajulando, agredindo. Muitos vão continuar mentindo, roubando, furtando, desejando o mal a outros, prejudicando outros e a si mesmos. Mas eu compreendo.

Lendo Lao-Tsé, eu reconheço o quanto preciso avançar, evoluir, melhorar. Preciso seguir o Caminho do Meio, como dizem sabiamente Lao-Tsé, Buda e Aristóteles. Preciso também não dar importância às tolices dos outros. Preciso aprender muito e colocar em prática muitas coisas.

A vida é bela! Saboreemos, pois, esta vida! Sou profundamente grato a Deus e aos que lutaram para que, hoje, eu possa ser livre.

Pastos Bons/MA, 4 de junho de 2020.

Texto produzido e escrito por Domingos Ivan Barbosa.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 04/06/2020
Código do texto: T6967470
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.