Coragem é ser gentil

Não é novidade pra ninguém que as pessoas se encontram cada vez mais individualistas, ainda mais com o avanço tecnológico das redes sociais, onde se visa incessantemente mostrar em pixels sua realidade, sem estar de fato a vivenciando como deveria. Isso gera um aprisionamento mental, o qual é perpetuado através de demonstrar a própria felicidade, competindo com a do outro. Desse modo, se impede a abertura de um olhar direcionado ao seu semelhante, pois como as dificuldades são crescentes e cada um anseia ter cada vez mais recursos pra si, não sobra espaço para oferecer apoio a quem precisa.

O que se prega hoje em dia é fazer mais, ganhar mais, lucrar mais; diferindo da ética de doar, auxiliar e oferecer, visto que o interesse coletivo não está apoiado em dar e sim em receber. É óbvio que não são todas as pessoas que se comportam dessa maneira, mas uma grande maioria é assim. Muitos dizem que o ser humano, em sua essência, é egoísta ou como Thomas Hobbes afirmou, “o homem é o lobo do homem”. Eu não concordo com isso. Pelo menos não totalmente.

Saber que somos pessoas tencionadas ao egoísmo não significa que não possamos nos conectar uns aos outros, já que os sentimentos, adjuntos à moral e ética, são ferramentas individuais e não coletivas, se distanciando de uma regra fixa e imutável.

Assim, cada ser humano possui o livre-arbítrio de escolher entre ser gentil e ser egocêntrico, assumindo as consequências que advém com sua escolha. Acredito piamente que ser bom com os demais é sinônimo de ser bom consigo mesmo. Por experiência pessoal, ao ajudar alguém sinto meu vazio preenchido e minha alma completa. É uma sensação semelhante à ter um peso tirado das costas. Isso porque se está atuando para a construção de um mundo melhor, onde os seres humanos se convergem para fortalecer a espécie. Muito poético não acha? Tenho certeza absoluta de que, ao transferir um ato incondicional de bondade ao próximo, você se sentiu utíl, amado, bem consigo mesmo por ser uma pessoa que colocou um sorriso na cara de alguém.

Não há perda na bondade e gentileza genuína. Apenas há acúmulo de luz na alma e uma energia radiante que inspira outras pessoas a serem melhores. Dizem que quando se tem compaixão e a passa a alguém, o mesmo a repassará e, assim, surgirá uma corrente do bem, onde o elo é o amor incondicional. Nada do que estou dizendo é apenas uma balela fantasiada de uma sonhadora do século 21. Basta fazer o teste. Se está se sentindo vazio, mal consigo mesmo, com autoestima baixa ou apenas mal, cometa um ato gentil. Pode ser qualquer coisa, desde se candidatar a um trabalho voluntário, até fazer uma festa surpresa a um amigo querido. Nem precisa de muito, ás vezes, só de ouvir alguém ou dar uma palavra amiga, já se está ajudando.

Bom, hoje te proponho essa missão: seja gentil. Você iluminará seu dia, assim como transformará seu lar em um lugar melhor para viver. A bola está com você!

AMB
Enviado por AMB em 04/06/2020
Código do texto: T6967322
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.