Inglês X Mandarim (ou: Estamos Fritos)

Definitivamente, nosso novo idioma é o inglês. Começamos pelo CORONAVIRUS (sem acento no "i", e com a pronúncia KOU'RONÊ 'VAIRÊS.

Agora vamos ao COVID-19, que significa CO=corona; VI=virus; e 19 (nineteen). A sigla WHO (World Health Organization) aparece muito na TV, embora não pronunciada. Finally (desculpe, eu quis dizer finalmente), temos o pomposo LOCKDOWN, que no Brasil significa um isolamento social mais radical.

Bem, eu falei do inglês contido na COVID-19. Mas se formos discorrer sobre o inglês contido na informática e assemelhados, como a telefonia móvel, aí teremos LIVE (aquele post feito ao vivo, como aconteceu no show de Roberto Carlos em homenagem às mães no dia 10/05/2020; SMARTPHONE (telefone inteligente); MOUSE (aquele aparelhinho utilizado para clicar, rolar etc.); PRINT SCREEN (imprimir tela); NUM LOCK (bloqueia números); DELETE (deletar - esse verbo "to delete" é oriundo da língua inglesa.

Bem, já estou cansado de escrever tanta palavra em inglês. Mas uma coisa me preocupa: Fico pensando na real possibilidade de a China vir a ser a maior economia do mundo. Será que teremos que aprender noções de mandarim, que é o idioma mais falado do mundo? Deus nos livre, mas se acontecer, que Deus nos ajude a aprendê-lo.

António Fernando
Enviado por António Fernando em 01/06/2020
Reeditado em 01/06/2020
Código do texto: T6964391
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.