"LA PESTE" ~ de ALBERT CAMUS, e a Solidariedade

Notícias vão surgindo sobre actos de solidariedade, tanto a nível internacional como aqui entre nós.

.

Primeiro, a China envia médicos para Itália.

Agora, Cuba.

Entre nós, surge o Merceeiro que faz entrega de produtos aos clientes encerrados em casa. Uma pastelaria em Cascais, disponibiliza pão a quem precisar!

E muito mais haverá de que eu não tenha conhecimento...

E a nível familiar, há estes Filhos impecáveis que se mantêm atentos e sempre prontos a colaborar!

.

Lembro-me então de La Peste, de Camus.

Nessa sua obra, Camus apresenta todo o quadro de uma cidade isolada, devido a uma epidemia de "peste".

Primeiro surgem o assombro, e a desconfiança. Mas finalmente, os habitantes da cidade unem-se no combate ao flagelo! Uma obra que li quando andava na Faculdade. Nunca a esqueci, e que fui agora recordar, através da Net. E que encontro eu?

.

Não fui apenas eu que fiz um paralelo entre "A Peste", e o momento presente:

O jornal Le Monde de 3 deste mês, citando o italiano La Republica de 27 de Fevereiro, refere que em Itália, "La Peste" passou do 71º lugar para o 3º, na lista de vendas. E o nível de interesse sobre o "Ensaio sobre a Cegueira", de Saramago, teve uma subida de 180% e colocou-se em 5º lugar na Amazon.it.

.

Myriam Jubilot de Carvalho

23 de Março de 2020

Myriam Jubilot de Carvalho
Enviado por Myriam Jubilot de Carvalho em 23/03/2020
Reeditado em 04/05/2022
Código do texto: T6894954
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.