Como manipular dados para ajudar a histeria

O site intercept divulgou na data de 16/03 uma matéria onde defende as políticas de circulação de pessoas como forma de combater o coronavírus e para isto usam dados das cidades de Lodi e Bergamo, ambas na Itália:

“Segundo Jenn Dowd, altos níveis de contato entre pessoas de gerações diferentes aumentam os riscos de letalidade – e é por isso que políticas que restringem a circulação são eficazes. Veja, por exemplo, a diferença no impacto da doença em duas cidades italianas. A prefeitura de Lodi restringiu a circulação de seus moradores nos primeiros dias da epidemia, em 23 de fevereiro. Bérgamo, em compensação, levou mais duas semanas para fazer isso. Resultado: Bergamo contava cerca de 2.300 casos até a última sexta-feira, 13 de março – quase o dobro de Lodi.”

Até aqui tudo bem, porém Lodi e Bergamo são duas cidades muito diferentes. Segundo a wikipedia, Bergamo tem cerca de 121.639 habitantes enquanto Lodi tem cerca de 40.805. Logo Bergamo tem 3 vezes mais habitantes que Lodi.

Assim sendo, se Bergamo tem 3 vezes mais habitantes e duas vezes mais casos da doença, significa, na realidade, que em Lodi a contaminação é maior que em Bergamo e não menor. Ou seja, estes dados não servem para comprovar a eficácia das políticas de restrição.

Link da notícia:

https://theintercept.com/2020/03/16/coronavirus-estudo-mortos-bolsonaro/?fbclid=IwAR2dG8vrcEhq8wMe4dRX_8nAzMbVKyq1w33sYv3wEvPl6_SIUlyRLNTckx0

Fiquem à vontade se quiserem me adicionar no facebook:

https://www.facebook.com/dpacheco911