Estar no Mundo

Quando a vida esta indo bem tudo fica em harmonia. Nossa mente pensa positivo, temos mais esperança e fé. Com isso nossos sentimentos cantam.. ..liberam substâncias que fazem com q nosso corpo fique mais saudável e nossa mente se equilibre entre nosso mundo interno e externo.

Mas viver dependendo do mundo externo, da política, da conta bancária, da situação familiar, etc corremos o risco de ficarmos submetido a um estado de grande fragilidade e sairmos de nosso centro

Então, a sugestão é estar em trabalhar em prol de uma vida interna independente do que acontece ao nosso redor, ou seja, buscar um movimento em direção ao nosso Si Mesmo, termo utilizado por Jung. Uma instância que possibilita maior conexão com um estado de presença, como diz Eckartt Tolle, um observador se s mesmo e do mundo que a mente construiu como verdade.

Obviamente,não é um caminho fácil e nem definitivo. É um estar no mundo em constante movimento e auto observação.

Um dos processos que se trona necessário é a autoconsciência, entrar em contato consigo mesmo. Tomar consciência de seus sentimentos, e desenvolver habilidade para gerenciá-los. Daniel Goldman chama isso de Educação Emocional, sugerindo o que ele chama de " O currículo do Eu". Isso pode ser aprendido.

Aprendendo a lidar, por exemplo com a própria raiva, será mais fácil enxergar e enfrentar a raiva do outro.

Esse processo possibilita também entrar em contato com o outro sem medo de nos perder de nós mesmos . Fritz fala sobre isso quando diz que ao nos aproximarmos do outro desenvolvemos defesas que nos ajuda na ameaça de sermos violados ,invadidos ou despersonificados como sujeito.

Ele postulou em sua teoria sobre a as fronteiras de contato, o que embasa o medo de contato quando nosso ego ainda se encontra frágil. Egos frágeis, defesas rígidas e pensamentos engessados,impossibilitando o encontro com o outro.

Encontro é um termo da gestalt terapia. Ele pode ser entendido melhor ao lembrarmos da oração da gestatl terapia

"Eu sou eu

Você é você

Eu não estou no mundo para corresponder suas expectativas

Você não esta no mundo para corresponder as suas expectativas

Eu sou eu

Você é você

Se um dia nos encontramos será lindo, se não, nada á fazer"

Essa oração demonstra a necessidade de estarmos absolutamente consciente do que somos no mundo, em contato com nossas necessidade e desejos, para que possamos nos encontrarmos com o outro plenos e inteiros.Sem medo e enxergando no outro quem ele pode ser.

Nesse encontro ,muitos se perdem pelo caminho, pois por medo o sujeito desenvolve defesas rígidas para evitar a dor e só viver o prazer,mas evitando não se chega ao prazer, e sim ao "gozo".Aqui me aproprio da terminologia lacaniana.O gozo é gerado pela pulsão de morte e mantido pelo medo, dor, sofrimento que costumamos eleger como forma de sintoma.

Como diz Willian Mac-Cormick Maron "Prefere-se o ódio ao amor", pois no encontro é preciso encontrar nosso próprio assumir nosso próprio desejo e entrar em contato com nossa falta.

Saindo do discurso teórico posso sugerir aluns passos práticos para que seja possível iniciarmos uma tentativa diárias de encontros e desencontros que nos levariam ao autoconhecimento de uma autopercepção através do outro.

Sugestões:

1. Respire com diafragma. Lembre q teu corpo precisa de oxigênio.

2. Se respeite ,acolha e se perdoe. Não importa o que vc fez nem o quanto falhou. É necessário lembrar que dentro de vc mora uma criança que deseja voltar a " ser feliz". Ser feliz , ,para mim é se permitir desejar à partir de seu próprio desejo. Saber lidar com esse desejo de forma responsável ao invés de desejar à partir do outro.Não necessitar q o outro te autorize a desejar e bancar o teu desejo Não colocar na mão do outro a responsabilidade da construção do teu futuro.

Você é única pessoa responsável por sua vida

Não culpe a politica, não culpe seus pais ou seu marido/esposa/filhos.

3. Assuma auto responsabilidade: O tipo de futuro DESEJAMOS criar esta em nossas mãos

4. Seja Grato. A gratidão muda nossos pensamentos pessimistas e negativos

5. Doe-se: Todos os dias dê algo a alguém e, principalmente a você mesmo. . Seja num sorriso, um abraço, um carinho, algo material, um perdão. Doe seus ouvidos,seu tempo, etc.

5, Faça uma faxina na sua vida interna e externa: Se desfaça de tudo que é tóxico dentro de você. Olhe bem com quem vc esta se "encontrando", e reflita sobre o bônus e ônus que esse "encontro" te traz. Jogue fora tudo que você não usa mais. Desapegue-se.

6. Viva um dia de cada vez

7. Viva o Aqui e Agora. Deixe o passado ir embora,e trabalhe suas ansiedades sobre o futuro O desapego é um sinal de que vc esta enfrentando seus medos.

Finalmente, todos os dias é uma nova oportunidade para você tentar outra vez. Lembre que um hábito se perde "como se tivéssemos descendo uma escada, degrau por degrau.

Todos os dias O Universo, Deus, seja lá o nome que vc quiser dar, esta te dando uma nova chance de mudar a forma de se sentir em relação ao mundo, a vc mesma , aos outros e às situações.

Quanto mais. você treina no teu hoje, mais teu amanhã vai ficando melhor.

Não é mágica! !!! Mas é possível.

Rosângela Brunet
Enviado por Rosângela Brunet em 07/09/2019
Código do texto: T6739602
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.