Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Amar para viver


A vida é uma dádiva e para vivê-la em plenitude, devemos enfrentar os combates necessários, sem esquecer, contudo, as lutas já travadas, pois vencidas ou perdidas, hoje já não importam tanto, uma e outra nos fizeram crescer  e nos trouxeram até o presente. As lembranças, preferencialmente as mais doces, como a recordação do bem que tivemos, são alimentos que nutrem nossa reflexão e caminhada.  Aquilo que tem valor não será possível comprar, nem tão pouco levar, certo é que tudo é passageiro, a felicidade então...  em sua subjetividade, não estará sempre ao simples alcance das mãos, jamais será o objeto, mas o objetivo a ser perseguido e o alcançaremos, se pautarmos nossa vida, não apenas pelas motivações exteriores, mas pelas experiências acumuladas.
É na essência do ser humano e na expressão dos sentimentos, que se nota a capacidade de lidar com a forma com que se vive e pela que se deixa seduzir em busca deste projeto de felicidade.  Sendo o tempo fugaz, serão as nossas ações e o bem que faremos que marcarão a nossa passagem.
Existem caminhos e até atalhos que colaboram para esta conquista, sejam recursos naturais, ou habilidades humanas...
As artes são bons exemplos por nos ajudarem a expressar nossos dons e talentos fazendo a diferença entre o viver e o existir.
A literatura tem a chave indispensável para cruzarmos o portal do mundo racional para o emocional, e assim, pela imaginação podermos exercitar o pensamento criativo capaz de unir a ficção e realidade, que muito nos ajuda.  A filosofia nos fundamenta nesta ideia de que a felicidade tem como alicerces as pedras cunhadas pelas “dores e delícias do existir”  pois sofrer e prazer, são sentimentos afins, e estão ligados de forma inseparável ao processo da vida.  A música então, nos conecta à natureza e nos faz vibrar em harmonia com os tons do universo.
Porém não deveremos jamais esquecermos que amar
é a maior delas.
“Viver, e  não ter a vergonha de ser feliz” ... Gonzaguinha.
Paulo Ivan
Enviado por Paulo Ivan em 11/08/2019
Código do texto: T6717773
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Autor Paulo Ivan www.recantodasletras.com.br/autores/pauloivan). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Paulo Ivan
Imperatriz - Maranhão - Brasil, 58 anos
92 textos (1714 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 22/08/19 00:20)
Paulo Ivan