Um breve ensaio contemporâneo

Um breve ensaio contemporâneo

No presente século XXI, assiste-se o avanço avassalador das novas formas de trabalho, pagamentos, transações financeiras. Padrões que, por décadas se mantiveram constantes, hoje, se encontram ultrapassados. Não há como voltar atrás, a tecnologia exige visões amplas e maior visibilidade de mercado, seja financeiro e/ou consumidor.

Os produtos são novidades voláteis, o que serve hoje, em curto prazo estará ultrapassado e será substituído. A própria mão de obra especializada do ser humano sente, atualmente, possíveis sequelas desse processo, na medida em que, processos automatizados oferecem bem menos riscos e muito mais lucratividade.

A instabilidade trabalhista afunilará, ainda mais evidentemente, as exigências do mercado de trabalho.

Certos cargos já foram extintos e muitos ainda o serão. Alguns levarão meses, outros anos, possivelmente décadas. Como produto da intervenção humana, o trabalho é um processo temporário de socialização e bem feitoria para a sociedade. No entanto, enquanto processo, é facilmente substituído por novas demandas comerciais, à medida em que, tentar frear este processo é condenar todos os esforços à extinção.

O século XXI assistirá, possivelmente, a padronização automatizada de muitas das funções que, hoje, são exercidas pelo homem. Uma vez que, trata-se de procedimentos repetitivos e o estabelecimento de padrões, facilmente ocorrerá a programação conforme as necessidades do mercado e a garantia da ampla dominação da concorrência.

Empregos com carteira assinada, direitos trabalhistas e demais leis que asseguram a vitalidade das relações entre patrão e empregado, serão substituídas por amplo favorecimento dos empresários e lucratividade com elevação exponencial.

Na era do capital, o maior se não único objetivo das relações comerciais é a ampla garantia de lucro.

Portanto, a transição para o próximo século, desde que ocorra, sedimentará alta lucratividade e aumento da desigualdade social.

Dessa maneira, ocorrerá aumento de pessoas prejudicadas pelo avanço do sistema, à medida em que, ocorre uma renovação da mão de obra, como já dito, para acompanhar as tendência do mercado.

Conclusão

Este breve ensaio sobre as tendências da economia mundial no regime capitalista mostra aspectos bastante preocupantes para nossa continuidade. Sem considerarmos aspectos ambientais, morais, na perspectiva econômica, é um panorama que, cedo ou tarde, se fará presente diante de nossos olhos.

Marcel Franco Lopes

Historiador