Deus x Vida após a morte

Pelo tanto que leio, parece-me que a questão principal a ser respondida para explicar o que é estamos fazendo aqui nessa Terra não é tanto “Deus existe ou não”, e sim “a vida continua após a morte ou não”. É claro que, se Deus existe, ambas as questões devem estar relacionadas, mas essa existência não parece ser tão fundamental assim nos momentos imediatos à morte (isso, é claro, considerando como reais os relatos de EQM).

Se é verdade que boa parte das pessoas passa por uma experiência com um ser que, na interpretação delas, é Deus (e que talvez não seja), também é igualmente verdade que muita gente não encontra ser espiritual algum, e nem por isso deixa de experimentar sensações inefáveis. Elas voltam para cá e não necessariamente se voltam para algum Deus, embora estejam convictas da continuidade da vida após a morte.

Aparentemente, ao se viver o amor de forma plena e abrangente, torna-se até mesmo desnecessário saber se há um Deus ou não por trás desse nosso esqueminha cósmico. Pode ser que, conforme essa vida após a morte continue, a pessoa se dê conta de que existe mesmo um ser ou entidade que pode ser entendido como Deus, mas essa é uma questão para mais tarde.

A questão fundamental nesse momento, em que se oscila entre o materialismo e o misticismo, é saber se a vida prossegue após a cessação da vida corporal. Se essa vida existe, então é muito provável que ela se dê da maneira que os relatos de EQM sugerem. Por outro lado, há alguns desses relatos em que um ser espiritual se identifica de forma clara como Jesus – principalmente Jesus, e vários em que a experiência parece reforçar crenças religiosas estabelecidas.

Há uma hipótese de que isso aconteça por ação da própria consciência da pessoa, que vê projetada as imagens a que mais está acostumada, de maneira a não sofrer algum tipo de trauma durante o momento crucial que deve ser a morte. Isso talvez deponha contra a própria realidade da experiência de EQM, mas não necessariamente, pois pode dizer respeito a uma espécie de estratégia armada “do lado de lá”, ou, quem sabe, criada aleatoriamente pela própria natureza.

Seja como for, a vida após a morte não precisa, em princípio, que exista um Deus para que seja validada. Não há nenhum empecilho para que exista vida após a morte sem Deus. Estamos mais acostumados a juntar as duas coisas, mas isso não significa que a realidade seja necessariamente dessa forma. Pode ser que a existência de Deus não seja a questão fundamental a ser respondida e pode ser, inclusive, que a nossa vida aqui na Terra não precise ser orientada de maneira a sustentar a crença de Deus, desde que nos preocupemos em vivenciar o amor – denominador comum de todos os relatos de EQM.

Frederico Milkau
Enviado por Frederico Milkau em 21/07/2019
Código do texto: T6701336
Classificação de conteúdo: seguro