O Fim do Brasil
 

Devo desculpas aos otimistas, mas a chamada do texto é exatamente a forma como eu penso. O espírito de nossa época está carregado de desesperança e por diversas razões. Não vou gastar linhas com palavreado intelectual; basta dizer que a percepção comum é a de que caminhamos para o caos. O Ocidente está perdendo suas bases estruturais. As pessoas ressentem-se a todo momento. As redes (anti)sociais inflam os ânimos. 

No Brasil, isso se torna verdade quando se acompanha o noticiário político. Pode-se culpar quem quer que seja. Pode-se esbravejar contra seus adversários, contra a outra bolha da qual você não faz parte. Nada disso lhe ajudará enquanto pessoa nem ajudará a comunidade no todo.

Somente aqueles que conseguem se situar acima dessas paixões entendem o verdadeiro desespero: um país que cambaleia para o abismo. O ódio brota a cada esquina. O diálogo se mostra inviável. No cenário mais amplo, questões importantes são deixadas de lado pelo apego ao poder, à vingança, à ideologia cega. 

Deixou-se de lado a inteligência, a cultura baseada na observação, na prudência, e hoje viceja um caldeirão idiotizado, ressentido, no qual pouco importa a busca pela verdade e pela ética, mas a acusação infundada, a leviandade, o cinismo. Não sei até que ponto isto é mera percepção de um pessimista ou se é de fato um movimento histórico; todavia, é o que sinto:

Decadência.