Importância das questões práticas diárias

Normalmente não temos conhecimento das dificuldades práticas diárias enfrentadas pelos grandes homens da história, deixando-nos com a impressão de que eles não lidam com estas "pequenas questões" e somente com os grandes problemas da humanidade.

Por isso vemos em algumas pessoas um certo tipo de repulsa pelas questões práticas, tratando-as como banais, um simples empecilho na sua busca pela "verdade universal" ou por qualquer outro tipo de sucesso ou conquista que elas busquem.

Infelizmente não percebem que estas questões não são de forma alguma empecilho, servindo inclusive servir de ajuda para alcançar seus objetivos. Tais tarefas ajudam a construir o caráter, a auto-suficiência e a agir como adultos, trazem a maturidade mental e ajudam a criar o entendimento de quais atitudes se deve ter, como agir e quais decisões tomar, ou seja, ajudam a entender como funciona o mundo real.

Negar estas obrigações leva ao descolamento do mundo e da realidade, impossibilitando qualquer tipo de obra boa, levando todos à perdição e ao engano. A negação da realidade pode gerar um único fruto: a burrice.

Para ler mais textos meus, curta minha página no facebook:

fb.me/filosofiadouglaspacheco