A mentira e a verdade

Começo este texto concordando com o filósofo Kant (do século XVIII), segundo o qual mentir é um ato imoral. Mentir é enganar, é trair a confiança.

Segundo um psicólogo entrevistado pelo "Bom Dia Mirante" no dia primeiro de abril de 2019, "o mentiroso é alguém inseguro e que possui baixíssima autoestima".

A verdade não é dura. A verdade é o que é. De tanto terem medo da verdade, os mentirosos acreditam que a verdade seja dura e prejudicial, mas a verdade é o único fundamento sólido e somente ela pode produzir algo bom.

O mentiroso é uma pessoa fraca, convarde, medrosa; é alguém que vive uma farsa; possui uma vida falsa, inautêntica. O mentiroso é alguém que sofre, e esse sofrimento é causado por ele (mentiroso) mesmo. O mentiroso não tem amor por si mesmo. Ele acredita na necessidade de mostrar o que ele não é. A pessoa mentirosa nunca se assume, tem vergonha de si, não se mostra como ela é. Sendo assim, a pessoa mentirosa não sabe quem ela é. Sócrates dizia às pessoas que com ele conversavam: "Conhece-te a ti mesmo". Mas a pessoa mentirosa prefere não se conhecer. Ela prefere se esconder de si mesma e do mundo. O mentiroso não se conhece. Ele criou uma vida mentirosa para nela viver.

É impossível ser feliz baseado em mentira. Nenhum relacionamento dura sustentado por mentira. Por quê? Porque um relacionamento construído sobre mentira é como uma casa construída sem alicerce.

Eu tenho adoração pela verdade. Como escreveu Gandhi, "onde há verdade, há verdadeiro conhecimento... Onde há conhecimento verdadeiro, há sempre alegria. Como a verdade é eterna, assim a alegria que dela deriva é eterna". Gandhi escreveu, e eu concordo: "O caminho da verdade é a verdadeira bhakti (devoção). É o caminho que leva a Deus. Só o respeito à verdade justifica nossa vida. Eu vivo humildemente buscando a verdade. A verdade é, portanto, o meu único fim". Esse admirável pacifista disse: "Uma coisa lançou profundas raízes em mim: a convicção de que a moral é o fundamento das coisas, e a verdade, a substância de qualquer moral. A verdade tornou-se o meu único objetivo. Ganhou importância a cada dia". Jesus Cristo disse: "Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". O mentiroso é escravo, é prisioneiro de suas mentiras. Só a verdade liberta. Segundo Gandhi, "a verdade habita em todo coração humano, e ali deve ser buscada".

Muitos políticos mentem para o povo, mas sua vida mentirosa é revelada, pois, como disse Jesus, "não há nada escondido que não seja revelado".

Eu não consigo mais viver sem a Filosofia, porque a Filosofia vive em permanente busca da verdade. Só a verdade sacia a minha sede.

A mentira deve ser evitada em todos os aspectos da vida. A verdade deve ser vivida em todos os aspectos existenciais. Quem quiser ter uma vida verdadeiramente boa seja sempre verdadeiro. Nada bom se constrói sobre mentira.

O filósofo Rousseau escreveu: "Todas as minhas pequenas paixões foram aquietadas pelo entusiasmo da verdade". Agostinho escreveu: "Oh verdade, Verdade! Quão intimamente suspiram por ti as medulas de minha alma!"

No mundo virtual, os mentirosos disseminam sua covardia, sua fraqueza, sua carência de amor-próprio, sua insegurança.

A verdade me fascina. A verdade me traz alegria. A verdade é doce.

Pastos Bons/MA, primeiro de abril de 2019.

Texto escrito por Domingos Ivan Barbosa

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 01/04/2019
Código do texto: T6612602
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.