Tirania

Déspota é aquele "que chefia, dirige ou governa de modo completamente autoritário; que é capaz de exercer sua autoridade de modo opressor; despótico.

Que se comporta de maneira tirânica para obter o poder completo; tirano."(Dicionário On Line).

Geralmente homens são mais propensos a serem mandões, talvez por uma questão histórica onde a mulher sempre foi vista como um ser inferior que deva ser subjugado, obedecendo. Onde homens mais agressivos verbal ou físicamente assumem uma posição de poder opressivo em relação àqueles de índole pacifica.

Déspotas políticos, religiosos, domésticos...enfim o poder sempre foi um símbolo de Status dentro do grupo social ou mundial. Quem manda assume uma aura de mais forte, mais capaz. Ser odiado é uma forma de reconhecimento funesta, porém traz o medo e assim garante uma posição de relevo, onde a obediência forçada garante uma autoestima por parte do opressor que impõe sua forma de visão e não admite ser contestado.

No contexto doméstico acontece com frequência alta. A mulher subjugada pela autoridade do homem que impõe regras à serem cumpridas arbitráriamente,isso se deve à fatores econômicos na grande maioria dos casos. Não estou me referindo aos casos horrendos de violência doméstica, onde a mulher é submetida à torturas psicológicas, sexuais e fisicas. Cito aqui os conhecidos " maridos mandões", um caso por excelência de patologia emocional. Onde a família como um todo é submetida à um controle rígido e desproporcional, beirando a neurose induzida por um membro déspota.

Lamentável que em plena Nova Era, algo tão primitivo ainda exista, principalmente no contexto ocidental, já que no Oriente pouca coisa tenha mudado ao longo dos séculos, lá a mulher é simples objeto que se presta ao serviço. Bem verdade que vemos alguns avanços à custa de muita luta e esforço de mulheres corajosas e que ousam inovar.