Deus fora dos templos

Diz o apóstolo Paulo que Deus não habita em templos feitos por mãos de homens (At 17:24). Ainda que admitamos que ele habite sim, e que há motivos para que os crentes se reúnam em um mesmo prédio, é certo que este Deus não deve habitar “apenas” nos templos feitos por mãos de homens. Pois como seria possível, diante da vastidão do Cosmos, que ele se restringisse a uma pequena construção humana?

Os próprios crentes concordam que Deus está em toda parte e consideram a natureza uma de suas mais evidentes manifestações. No entanto, a mesma natureza que é argumento para fortalecer a sua fé não recebe, de maneira geral, a mesma dedicação que os templos erguidos pelas mãos dos homens.

Que as pessoas passem lá dentro algumas horas de domingo, prestando culto de louvor e adoração, é coisa que se pode aceitar. Mas como admitir que um crente em Deus não dedique durante a semana nenhuma hora usufruindo ou contemplando as belezas naturais que atribui à criação deste mesmo Deus? Não seria de se admitir que passassem um tempo significativo em meio à natureza?

E, no entanto, o máximo que se consegue ver, de maneira geral, são certos piqueniques feitos não para adorar e contemplar a criação de Deus, mas para melhor entrosar os membros de uma mesma equipe ou ministério religioso. Como aceitar que aqueles que acreditam que o seu Deus criou essa coisa tão gigantesca e majestosa que chamamos de Universo demonstrem uma indiferença tão profunda a respeito dele?

Uma equipe de evangelizadores pode falar de Deus para muitas pessoas, mas pode nunca ter dedicado uma noite sequer a olhar para o céu e contemplar as estrelas – estas impressionantes criações do seu Deus. Pode ter aceitado a Jesus, mas pode nunca ter se preocupado em aprender sobre as árvores, os animais, os rios – sobre tudo que afirma convictamente ter origem no seu Deus.

Será que aprender sobre o Universo, sobre estrelas e planetas longínquos, sobre plantas, bichos e peixes, será que tudo isso não é aprender sobre Deus? E será que o testemunho que todas essas coisas dão não pode ser, pelo menos, tão eloquente quanto o que se tem através das páginas na Bíblia?

E, no entanto, quantos fiéis estão interessados no que Deus tem a dizer através da sua criação? Quantos fiéis se dedicam a encontrar Deus fora dos templos de suas igrejas? Curiosamente, acreditam que no paraíso sim, lá poderão aproveitar tudo o que natureza oferece.

Frederico Milkau
Enviado por Frederico Milkau em 18/03/2018
Reeditado em 18/03/2018
Código do texto: T6283748
Classificação de conteúdo: seguro