A verdade cansa

A verdade cansa. Isto é, a busca por ela. É tal a quantidade de contradições com que somos obrigados a lidar, na tentativa de formar uma espécie de síntese do que seja a realidade, que chega um momento em que você se desespera e acha que nunca será possível semelhante feito. No fim das contas, você chega a achar que feliz é quem escolhe para si um sistema de crença pronto, ainda que, claramente, ele não dê conta de toda a realidade e tenha as suas contradições inerentes.

Há por aí uma maioria de pessoas que acredita que existe vida após a morte. Mas essas pessoas estão divididas em milhares de grupos, e cada um explica à sua maneira o que acontece depois que o sujeito morre. E pior, as crenças que acreditam na possibilidade de comunicação com os mortos, e que dizem que chegaram realmente a fazer esse tipo de contato, receberam, ao longo do tempo, tantas e tão variadas informações sobre o que venha a ser a “vida no além” que não se pode dizer absolutamente nada com certeza – a não ser apelando para a fé.

Acaso devemos concluir que a realidade do lado de lá e tão caótica e multifacetada quanto a de cá, e que portanto jamais conseguiremos colocá-la dentro de uma teoria unificada? Ah, que coisa mais aborrecida.

Frederico Milkau
Enviado por Frederico Milkau em 12/12/2017
Código do texto: T6197386
Classificação de conteúdo: seguro