Morte e vida, brasileiro

A cada amigo(a) que se vai fica a pergunta: de que vale a vida?

Não é minha intenção levantar lamúrias, visto que a morte é certa e a vida um sopro. Não há como fugir.

Lépida e silenciosa ela, a morte, vem para todos, sem aviso. Esquálidos corpos que se esvaem no último sopro de vida, somente os poucos amigos mais íntimos e a família – esta se for unida e desprovida de antigos rancores – é que sentirão. Assim mesmo, em raras exceções, muitos em cima do defunto já se preocupam com herança e coisas mundanas.

Minha reflexão é sobre viver intensamente. Se damos todos os dias a devida atenção aos nossos, ao que o outro precisa. Se damos atenção ao mendigo que implora por um ouvido atento, por minutos que seja.

Sei que soa piegas, mas creio que devemos pensar “um”, viver “nós” e morrer “com”. Acredito num pensamento único, na unidade para a evolução que é certa.

Independente de crença religiosa (As evolucionistas – Budismo, Kardecismo, Candomblé, e outras pregam com pequenas diferenças), acredito na Ciência e na evolução.

Acredito que só com sapiência e espírito de solidariedade e afeição conseguimos algo. Afinal, o que é felicidade? Nada mais do que momentos felizes. Quando realizamos momentos felizes a outrem, naturalmente pela Lei do retorno, ou seja lá como quiserem conceituar, recebemos de volta.

Aliás, conceituar tudo e modificar nomes de tudo virou modismo. E esse assunto merece uma outra conversa.

A vida e tudo que a cerca é será sempre um incrível e insólito mistério. Cabe a cada um interpretar e interpretar sempre. E ser intenso, sem moderação. Digo que vale a pena.

Silvinhapoeta
Enviado por Silvinhapoeta em 04/12/2017
Reeditado em 04/12/2017
Código do texto: T6189810
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.